Nova composição da Câmara Municipal de Esperantina
É bem verdade que esta composição efetiva mude logo no início. É provável que alguns suplentes assumam o cargo.
Houve portanto uma mudança de 38,46%. Baixa!
Os três mais bem votados nessa eleição são novatos tanto na política como na Legislatura: Epaminondas, Airton e Teresinha.
O campeão de votos foi Epaminondas Albuquerque (871). E o que menos obteve votos foi Richardson Melo (381).
Se na atual legislatura temos 06 partidos representatos: MDB (05), PTB (03), Republicano (02), DEM (01), PC do B (01) e PT (01), na nova composição da Legislatura local teremos novamente 06 partidos representados: MDB continua com 05, PT aumentou para 03, Repuclicano continua com 02, PP, PSDB agora tem 01 representante cada enquanto PTB encolheu para apenas 01.
A Câmara Municipal ficará mais nova. A atual legislatura tem uma média de 49,76 anos. A legislatura eleita abaixou esta média para 47,46% de anos. Por um lado isso é bom.
A nova composição da Câmara ficou mais diversificada nas etnias/raças. Na atual lesgilatura temos apenas duas etnias: Pardos (10 vereadores) e Brancos (03 vereadores).
A legislatura que começará em 2021 terá três etnias/raças: Preta (01 vereadora), Pardos (09 vereadores) e Brancos (03 vereadores).
Quanto à identidade de gênero, houve uma pequena mudança: 7,69%. Se há uma predominância de masculino, para a próxima legislatura de nossa Câmara teremos uma presença feminina. Deveria ter mais mulheres na Câmara.
Quanto à ocupação dos eleitos, teremos assim definidos:
03 comerciantes
05 servidores púlbicos(sendo um delegado e um professor).
02 trabalhadores rurais
01 capinteiro
01 motorista e
01 sem ocupação
Na legislatura atual está assim:
06 servidores públicos
04 comerciantes
02 trabalhadores rurais e
01 motorista
Ao fazer referência ao estado civil dos nossos representantes, hoje temos assim:
11 casados e 02 solteiros.
Os 13 eleitos nesse ano se apresentam assim:
11 casados, 01 solteiro e 01 divorciado.
E para finalizar este nosso balanço sobre a nova composição da Câmara Municipal eleita nas eleições de 15 de novembro do corrente ano, damos ênfase à escolaridade dos edis.
A atual legislatura, eleita em 2016, tem como escolaridade o panorama abaixo:
01 vereador com Ensino Fundamental Incompleto, 02 vereadores com Ensino Fundamental Completo, 04 vereadores com Ensino Médio Completo, 01 vereador com Ensino Superior Incompleto e 04 vereadores com Ensino Superior Completo.
Infelizmente esta realidade é um atraso à nossa gente.
A legislatura eleita agora em 2020 tem um nível escolar ainda mais baixo:
Conntinuamos com 01 vereador com Ensino Fundamental Incompleto, continuamos com 02 vereadores com Ensino Fundamental Completo, aumentamos de 04 para 07 vereadores com Ensino Médio Completo, teremos novamente 01 vereador com Ensino Superior Incompleto e baixamos de 04 para 02 vereadores com Ensino Superior Completo.
Para quem defende, como nós, ensino superior para ser vereador, esta composição muito atrasa nossa política.
E assim será nossa legislatura esperantinense para os próximos 04 anos, apesar de que, como já foi dito no início do texto, há uma grande probabilidade de 02 suplentes subirem e consequentemente modificar esta nossa descrição da nova composição do Poder Legislativo local.
Na vida nada é tudo, tudo é pouco e pouco é nada, eis o ciclo da vida" - MKeliton.
Fto2 - camaramunicipal
Atual legislatura |
Nenhum comentário: