Chapa derrotada consegue na Justiça anulação da última eleição da Câmara Municipal de Vereadores de Campo Largo do Piauí

vereadores que pediram a suspensão da eleição

O excelentíssimo Juiz de Direito da Vara Única de Comarca da cidade de Porto-PI - Leon Eduardo Rodrigues Sousa, acaba de Suspender a eleição que escolheu a nova Mesa Diretora, biênio 2023 e 2024, da Câmara Municipal de Campo Largo do Piauí que foi realizada no último dia 09 de dezembro de 2022.

O pedido de suspensão partiu dos vereadores, dois deles derrotados na última eleição, Maciel da Rocha (PSD), Iracema Luiza (PP) e Maria Esperança (MDB).

A alegação dos mesmos é um pouco contraditória. Em dois aspectos, mesmo assim o Juiz de Direito acatou o pedido de suspensão.

O pedido de suspensão da eleição partiu do pressuposto de que para a composição de uma chapa para concorrer à vaga na Mesa Diretora com três cargos: Presidente, Vice Presidente e Secretário, em uma Câmara Municipal com 9 vereadores e apenas três partidos (MDB, PP e PSD) era necessário que cada um dos integrantes da Chapa deveria ser de um partido, ou seja, deveria haver a representatividade de todos os três partidos da Câmara.

A chapa que venceu tinha apenas dois partidos. Porém, a chapa que perdeu também tinha apenas dois partidos.

Nesse caso, a chapa perdedora, usando dos artificies legais, pediu a anulação da eleição para irem para uma nova eleição que deverá ocorrer no início do novo ano legislativo a começar nos primeiros dias de fevereiro.

Uma outra contradição diz respeito à composição da Mesa Diretora dos últimos dois anos da Câmara: só tinha apenas a representatividade de dois partidos: MDB do presidente Roberto Angely e PSD do secretário Maciel, este que foi um dos que entraram com o pedido da ilegalidade da eleição por haver apenas dois partidos na chapa vencedora.

A conclusão que chegamos a este caso é que apenas uma taca não é o bastante para estes vereadores vencidos.

O que poderá acontecer é que agora a Chapa vencedora da primeira eleição de 09 de dezembro de 2022 irá escalar a vereadora Jaci (MDB), esposa do líder político Romulo Aécio e formar a chapa vencedora para o mandato de 2023 e 2024, a ficar assim:

Candidato Presidente - Beto (PP)
Candidato Vice Presidente - Kachico (PSD)
Candidata Secretária - Jaci (MDB)

Além desses, os vereadores Georgia (PP) e Batista (MDB) completarão os cinco votos necessários para a segunda vitória.

E assim está vivendo Campo Largo do Piauí, os tremores políticos continuam a todo vapor.

Nesse fim de mês, nas festividades em alusão ao aniversário da cidade, muitos debates irão acontecer. Queremos está próximo para sentirmos a energia dos vencedores e o desespero dos vencidos.

"Posso não concordar com nenhuma palavra que você diz, mas defenderei até a morte o direito de dizê-la" - Voltaire.

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.