Em outros tempos as 'mudas' de carnaúbas seriam repercussão municipal

agosto 30, 2023

Ilustração
Arborização urbana, em uma cidade com 3º de latitude sul, é uma política de salvação humana e natural.

Os benefícios são inúmeros, entre eles a estabilidade climática, o conforto ambiental, a estética, a diminuição da poluição visual, melhorias na qualidade do ar, da saúde mental e física além de conservar o ambiente ecologicamente equilibrado.

E o uso de plantas nativas é o melhor caminho para que esta arborização urbana seja atingida com maior sucesso.

A principal avenida da cidade de Esperantina - Avenida Petrônio Portela, está recebendo uma revitalização pela metade, porque não foi construída a necessária galeria pluvial, para receber o carnaval fora de época chamado de Micarina.

Foram retirados os bancos em forma de 'S', as fontes de águas e os polêmicos quiosques. Tudo isso construídos em um governo festivo e turbulento de anos atrás.

Para substituir tais construções estão sendo implantadas no canteiro central as Carnaúbas - árvore típica da faixa de transição entre a Floresta Amazônica e a Caatinga.

É importante observar que estas mudanças de plantas de grande porte das matas da região para a principal avenida da cidade não criou nenhum reboliço por parte da imprensa local muito menos na sociedade como um todo.

Nenhum grupo de defesa do meio natural, de uma forma geral, ou mesmo qualquer agente protecionista se manifestou contra tal atitude por parte da secretaria municipal do Meio Ambiente gerida pela prefeitura municipal.

Não há de esquecer que uma planta de grande porte foi transferida de uma praça pública para outra em nossa cidade em tempos não muito distante do nosso atual para o alvoroço popular por parte da oposição daquela época for de gigantesco destaque municipal nos principais meios de comunicação.

A lenha desceu nos couros dos dirigentes.

Por outro lado, em uma cidade sem nenhuma força de oposição, eis agora que árvores de grande porte estão sendo retiradas de nossa debilitada mata dos cocais e nada de haver comoção dos governistas bem calados pelo poder político.

O ar não está fresco para a democracia. Iremos continuar a ver o verde forte de nosso babaçu sendo transformado pelo espinhoso verdejante das carnaúbas. 

"Posso não concordar com nenhuma palavra que você diz, mas defenderei até a morte o direito de dizê-la" - Voltaire.

Fto - gp1

You Might Also Like

0 comentários