Esperantina não se destaca no Selo Ambiental 2024


O desempenho administrativo de produtos e serviços em defesa do meio ambiente, dentro da política de sustentabilidade, não será alcançado pela cidade de Esperantina.

Pelo menos é o que diz o relatório preliminar da Secretaria Estadual do Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Piauí (SEMARH) divulgado nessa quarta-feira (17 de abril).

O selo ambiental é um certificado estadual de desempenho de gestões municipais contra os impactos ambientais como um todo.

Quanto pior o desempenho, maior o desastre ambiental e menores serão os recursos financeiros oriundos do ICMS Ecológico.

Há uma semana, a secretaria municipal de meio ambiente recebia em nossa cidade duas auditoras da Secretaria estadual de meio ambiente.

Pelo jeito as auditórias não se convenceram de que a Brigada Voluntária de Incêndio, muito menos a liberação de alvarás para uso do solo, são suficientes para um meio ambiente mais sustentável.

80 municípios piauienses foram visitados.

Entre os 13 municípios do Território dos Cocais, a segunda pior nota foi a de Esperantina. Quanto vexame.

O novo secretário de meio ambiente da cidade acaba de colocar nas mãos uma batata pegando fogo.

Por outro lado, a gestão ptista de São João do Arraial dar aulas de como respeitar o Meio Ambiente obtendo nota máxima do Selo Ambiental.

Se a cidade de Esperantina recentemente visitou Floriano à procura de bares flutuantes, sugerimos que Esperantina visite São João do Arraial para copiar a boa ideia de preservação e sustentabilidade ambiental.

Nosso futuro social, cultural, ecológico/ambiental, econômico e político depende de boas práticas, de bons exemplos.

Nem a nota 10 do Alfa foi suficiente para tirar esta mancha cinza de nossas costas.

Mas nada está perdido. Ainda há recursos para recorrer desse resultado preliminar. Uma visita camarada pode reverter o resultado final e assim evitar uma visita indesejada à São João do Arraial.

Dessa vez não terá baixaria no orelhão chamando o 'corrupião'. Terão que se curvar. 



"Posso não concordar com nenhuma palavra que você diz, mas defenderei até a morte o direito de dizê-la" - Voltaire.

Ftos - semarh, pmsja, pme

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.