Esperantina tem o pior departamento municipal de trânsito do Piauí

novembro 05, 2025


Uma nova cidade, um novo futuro está sendo um slogan não muito positivo. 

Desde que o MDB assumiu os rumos políticos da cidade de Esperantina, lá por volta de 2021, depois de 12 anos de governos ptistas e psdbista, muitos setores pioararam.

O esporte piorou, a agricultura familiar enfraqueceu, o banco e a moda locais desapareceu, a preocupação com o meio ambiente e as riquezas artísticas e arquitetônicas se deslecharam, a transparência pública caiu e o trânsito passou a matar mais. 

São números que passam a envergonhar os esperantinenses.

A mais nova notícia ruim para os esperantinenses se refere ao trânsito.

Ontem (04 de novembro) o Ministério Público do Estado do Piauí em Esperantina realizou uma audiência pública nas dependências da Câmara Municipal para tratar dos horríveis números do trânsito local nos últimos anos. 

Vários setores da sociedade local se fizeram presentes, deste a imprensa local, passando pelo Conselho Tutelar, Hospital Estadual, Ciretran e Poderes Legislativo e Executivo, além do próprio Departamento de Trânsito Local.

Como não era momento festivo, a chefe do Poder Executivo não participou da audiência. Não é de estranhar.

Na oportunidade, o Promotor de Justiça da cidade, em consonância com outras entidades da cidade criaram oficializaram um documento com 31 recomendações que irão começar a ser pautadas para tirar a cidade de Esperantina desse "mapa de mortes" no trânsito estadual. 

O Piauí tem 224 cidades, destas, poucas mais de 10 têm o trânsito municipalizado. 

Acreditamos que o governo do PT quando municipalizou o trânsito de Esperantina não esperava números tão negativos quanto à acidentes e mortes. 

Esperantina hoje tem o pior trânsito municipalizado do Piauí quanto ao número de mortea.

Em números totais, ou seja, entre as 224 cidades do Piauí, Esperantina é a terceira que mais mata no trânsito. 

A pergunta que não quer calar: os esperantinenses são os mais maus educados no trânsito ou as leis federais não funcionam na cidade?

Uma coisa é certa: o poder político não vai gostar de perder votos através de aplicação rigorosa das nacionais só trânsito poucos meses antes de mais uma eleição. 

Esperantinenses andando de capacete? Respeitando o sinal vermelho? Menos de idade deixando de pilotar uma moto ou dirigir um carro? País ou responsáveis pagando caro pelas informações? 

Achamos muito difícil isso acontecer. As relações de poder em Esperantina do Político para baixo.

Vejamos: recentemente o próprio Ministério Público teve que recuar quanto a uma recomendação dada à municipalidade quanto a instalação de um palco próximo ao hospital Júlio Hatman.

Por que agora esta política de controle do trânsito não poderá estagnar no meio da eatrada e novamente vermos que o Poder Político não gosta de perder votos. 

Pode até perder vidas, mas, votos não.

Em tempos recente tivemos uma Promotoria que colocou capacetes na cabeça dos esperantinenses. O Poder político naquela época não interferiu. 

Hoje? Só vendo para acreditar. E se ver, não acreditaremos ainda.

Promotor de Esperantina 

Fto1 - gp1
Fto2 - diariodolonga 

You Might Also Like

0 comentários