Esperantinenses começam a ser multados no trânsito

fevereiro 03, 2026

Agora vai.

Se aprende pelo exemplo ou pela força. Não tem como fugir dessa máxima.

No trânsito municipal de Esperantina não tem espaço para a aprendizagem pelo exemplo. Até autoridades dão mal exemplo. Resta então ensinar pela força.

E foi isso que o departamento municipal de Trânsito de Esperantina, forçado pela Justiça, fez ao firmar acordo técnico com o departamento de trânsito estadual do Piauí.

Entre as cláusulas do termo, a municipalidade esperantinense, em certos casos, poderá multar o esperantinense que infligir certas regras nacionais do trânsito.

A partir de então, muitos esperantinenses já começaram  ser multados. Bem feitos. Se erraram, merecem uma correção, uma punição, mesmo que seja financeira.

Falamos assim, mesmo que seja financeira, porque o usuário multado continua a infligir a Lei. Sabe porquê? Porque a municipalidade está errando ao multar e não autuar o infringente, ou seja, quem está sendo multado não está sabendo que foi multado.

Isso porque a multa é toda eletrônica, portando, muitos dos usuários não tem o costume, alguns nem sabem manusear uma tecnologia, de acessar os sites oficiais para saber se foram multados.

Por exemplo, na sexta-feira (30 de janeiro) 06 (seis) esperantinenses foram multados por algum erro cometido, seja estacionamento errado, alta velocidade, ultrapassagem durante sinal vermelho, ETC, e é bem provável que estes seis multados até o momento não saibam que foram pegos pelo departamento municipal de trânsito.

Não há uma emissão impressa da multa. 

Que esta realidade seja mudada a ponto de que o trânsito municipal não tenha mais infringentes fora lei.

"Posso não concordar com nenhuma palavra que você diz, mas defenderei até a morte o direito de dizê-la" - Voltaire

You Might Also Like

0 comentários