Terminda as férias, respostas dos enigmas.

Durante as férias o Blog que nos rodeia com sinceridade disponibilizou alguns enigmas para animar um pouco mais suas férias ao mesmo tempo que atraiu sua atenção para a importância de PENSAR.

Os três viajantes:
Três viajantes resolvem passar a noite em um hotel. O recepcionista cobra 30 reais por quarto. Então, eles pedem um quarto e cada um paga 10 reais. Um garoto carrega suas malas e os leva para o quarto. Depois, o recepcionista percebe que, na verdade, cobrou dinheiro a mais dos homens e pede que o garoto leve 5 reais para devolver a eles. O garoto, porém, raciocina e vê que, com estão em 3 pessoas, os homens não poderão dividir 5 reais igualmente entre si. Com isso, resolve pegar 2 reais para si e devolver 1 real para cada homem.
Pois bem, feito isso, temos a seguinte situação: cada homem, após receber 1 real de volta, pagou, no total, 9 reais, o que gera um pagamento final de 27 reais. O garoto ficou com 2 reais, que, somados aos 27 dão 29. Ou seja, onde foi parar o 1 real que falta, dos 30 inicialmente pagos?
RESPOSTA:
O que acontece é um equívoco na hora de contar os 30 reais. Os 2 reais que o garoto tomou para si, são, na verdade, parte dos 27 reais que os homens pagaram. A contagem correta seria aquela que dissesse que 27 reais foram pagos, e 3 reais não foram pagos (os 3 reais que foram devolvidos aos homens), totalizando 30 reais. Ou seja, devemos somar aos 27 reais, os 3 reais devolvidos, pois foi isso que efetivamente os homens pagaram, e não os 2 reais, pois estes estão dentro dos 27 reais pagos.

Três pessoas vão pescar: 2 pais e 2 filhos. Como isso é possível?
RESPOSTA:
As 3 pessoas são: o avô, o pai e o filho.

Marcos está olhando a fotografia de alguém. Seu amigo pergunta quem é o homem do retrato. Marcos responde: “Irmãos e irmãs eu não tenho, mas o pai deste cara é filho do meu pai”. Quem está na fotografia?
RESPOSTA:
O filho de Marcos.

Um fazendeiro está levando uma raposa, uma galinha e um saco de grãos para casa. Para chegar lá, ele precisa atravessa um rio, mas ele pode, apenas, levar um item consigo de cada vez. Se a raposa for deixada sozinha com a galinha, ela comerá a galinha. Se a galinha for deixada sozinha com os grãos, ela comerá os grãos. Como o fazendeiro poderá atravessar o rio sem que nada seja comido?
RESPOSTA:
Ele pode levar a galinha para o outro lado, primeiramente. Depois, leva raposa e deixa lá, voltando para a outra margem com a galinha. Posteriormente, deixa a galinha nessa margem e leva os grãos para junto da raposa, na outra margem. Por fim, volta e busca a galinha que ficou do outro lado.

* Você tem 3 baldes: um de 12 litros de capacidade, outro de 8 e outro de 5. Nenhum dos baldes possui marcações de medida. O de 12 litros está cheio de água e os outros dois estão vazios. Como você poderia dividir os 12 litros de água igualmente (isto é, com dois dos tambores contendo 6 litros e um vazio)?
RESPOSTA:
Despeje o conteúdo do balde de 12 litros no de 8 litros até encher, deixando 4 litros restantes no balde de 12 litros. Agora, despeje o conteúdo do balde de 8 litros até encher o balde de 5 litros, sobrando 3 litros node 8 litros. Despeje todo o conteúdo do balde de 5 litros no de 12 litros. Agora, você possui 9 litros no balde de 12, 3 litros no balde de 8, e o balde de 5 está vazio.
Coloque os três litros restantes no balde de 8 dentro do balde de 5. Agora encha o balde de 8 com o conteúdo do balde de 12, deixando 1 litro remanescente no balde de 12. Encha o balde de 5 (que já tem 3 litros dentro) com o conteúdo do balde de 8, deixando 6 litros dentro do balde de 8. Por fim, esvazie o balde de 5 no balde de 12 (que já tem 1 litro). Pronto, agora o balde de 12 litros possui 6 litros de água, o balde de 8 litros também e o de 5 está vazio.

* Flores do meu jardim: Todas as minhas flores, menos duas, são rosas. Todas as minhas flores, menos duas, são tulipas. Todas as minhas flores, menos duas, são margaridas. Quantas flores eu tenho?
RESPOSTA:
Resposta 1: 3 flores: uma rosa, uma tulipa e uma margarida.
Resposta. 2: 2 flores: sendo que nenhuma delas é uma rosa, uma tulipa ou uma margarida.

* Três humanos e três macacos (um grande e dois pequenos) precisam atravessar um rio. Porém, só está à disposição um barco, que comporta dois corpos (independente do tamanho), e apenas os humanos, ou o macaco maior, são fortes o suficiente para remá-lo. Além disso, o número de macacos nunca poderá ser maior do que o número de humanos em uma mesma margem do rio, ou os macacos atacarão os humanos.
Como atravessar o rio sem que nenhum dos seis se machuque?
RESPOSTA:
O macaco grande leva um macaco pequeno para a outra margem e volta. Leva novamente um macaquinho pequeno para o outro lado e volta. Dois humanos vão para o lado de lá e um humano e um macaquinho voltam. Agora, dois humanos, o macaco grande e um macaquinho estão do lado inicial do rio e um humano e um macaquinho estão já do outro lado. Um humano e o macaco grande vão para o outro lado e o humano e um macaquinho voltam. Dois humanos vão para o outro lado e o macaco grande volta para buscar um dos macaquinhos, já que ambos estão do lado inicial do rio. O macaco grande traz o primeiro macaquinho, volta e traz o segundo, finalizando, assim, a travessia.

* Cavalheiros no Restaurante: Quatro cavalheiros (Adam, Bill, Chuck e Dan) foram jantar em um caro restaurante. Eles deixaram seus casacos, chapéus, luvas e bengalas na recepção (cada cavalheiro possuía um objeto de cada). Porém, quando foram retirar os objetos, eles estavam misturados, e cada homem acabou ficando com exatamente uma peça do vestuário pertencente a cada um dos quatro homens (um par de luvas é considerado uma peça única). Adam e Bill permaneceram com seus próprios casacos, Chuck permaneceu com seu próprio chapéu e Dan permaneceu com suas próprias luvas. Adam não ficou com a bengala de Chuck. Diga a quem pertencia cada peça de roupa com que cada um dos cavalheiros vestia-se ao sair do restaurante.
RESPOSTA:
Adam estava com seu próprio casaco, o chapéu de Bill, as luvas de Chuck e a bengala de Dan. Bill estava com seu próprio casaco, o chapéu de Dan, as luvas de Adam e a bengala de Chuck. Chuck estava com o casaco de Dan, seu próprio chapéu, as luvas de Bill e a bengala de Adam. Dan estava com o casaco de Chuck, o chapéu de Adam, suas próprias luvas e a bengala de Bill.

* Idade da Menina: Dois dias atrás, Suzana tinha 8 anos. Ano que vem ela terá 11! Como isso é possível?
RESPOSTA:
Suzana deve ter nascido no dia 31 de dezembro de algum ano. Suponha que ela tenha nascido no dia 31 de dezembro de 2000. Isso significa que Suzana fará 9 anos no dia 31 de dezembro de 2009. Suponha também que “hoje” seja dia 1 de janeiro de 2010.
Caso suponhamos tais fatos, dois dias atrás seria de 30 de dezembro de 2009, ou seja, ela ainda teria 8 anos.
Voltando a 1 de janeiro de 2010. “Ano que vem” será 2011. Logo, em 31 de dezembro de 2011 ela terá 11 anos.

Valeu pessoinhas + ou -.

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.