IDH DE ESPERANTINA

O Índice de Desenvolvimento Humano Municipal (IDHM) de Esperantina é 0,605, em 2010. O município está situado na faixa de Desenvolvimento Humano Médio (IDHM entre 0,6 e 0,699). Entre 2000 e 2010, a dimensão que mais cresceu em termos absolutos foi Educação (com crescimento de 0,266), seguida por Longevidade e por Renda. Entre 1991 e 2000, a dimensão que mais cresceu em termos absolutos foi Longevidade (com crescimento de 0,118), seguida por Educação e por Renda. 


Sobre os dados do PNUD acerca de nossa cidade podemos diagnosticar que precisamos muito avançar nos 03 fatores:
Prestem atenção que a preocupação da educação neste início de século XXI (2000 à 2010) está na quantidade e não qualidade. Melhorou sim, mas não para resolver o problema de contagem, leitura, interpretação de textos, mas de aumentar as verbas federais para nossa cidade.
Já no fim do século XX (1991 à 2000) devido os avanços da medicina em todo o mundo, nossa cidade não ficou para trás quanto a longevidade. As vacinas e 'mais' acesso à saúde fizeram com que muitos humanos até hoje estejam vivos. Quão bom é viver mais de 80 anos.

Agora falar em renda é falar em poucos. Houve crescimento financeiro, mas não houve desenvolvimento econômico. Alguns enricaram e muitos mais pobres ficaram. Quanta riqueza para pouca renda? Nem todos declaram para o governo federal o que ganham por ano. Sabem por quê? Nem eu, hihihihihihi.

Fte - atlasbrasil

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.