Vinte e Nove de Maio - Dia do Geógrafo

'Terra descrita' é o significado da palavra GEOGRAFIA que tem origem grega. Uma junção de 'geo' e 'graphos' da mesma forma que se estuda 'os' 'objetos' dessa ciência: relação humana e natural.

Vinte e Nove já era a nota musical de Renato Russo. O mesmo afirmara que perdera amizades e que se imbriagaram várias vente noves vezes à noite. "No fechado da noite e no amanhecer do dia" muitas as desilusões foram feitas, entre elas viagens dentro de um copo de whishy e de uma cigarro de maconha. As ruas estavam cheias de pessoas ao tempo que estavam vazias de 'boas novas'. Aprendeu a viver e a morrer vinte nove vezes dentro de 29 chances de escapar das ilusões.
Vinte nove anos, meses, dias, horas e minutos não são suficientes, apesar de bastante, para aprender que não há anjos ou demônios que nos livre as interações e configurações humanas, pois os anjos e demônios somos nós mesmo.

Neste 29 de Maio, três dias para mais um concurso na área da ciência geográfica promovido pelo Estado do Piauí, deparamos, geógrafos, com nossos erros cartográficos, deslizes territoriais, murchas paisagens, alegres compreensões do espaço vivido e infinita certeza que há muito que se aprender sobre o condicionamento humano sobre a mãe natureza que possa nos dar lição de vida em sociedade.

A música pode até nos ensinar, fazer de nós um aprendizado humano, uma educação de valores e entendimentos sobre nós mesmo. Mais é importante entender que a Geografia nos deu sabedoria sobre os manejos antrópicos para melhor discernirmos sobre o Espaço Geográfico que nos rodeia.

Portanto, a Geografia é o estudo científico da superfície da Terra com o objetivo de descrever e analisar a variação espacial de fenômenos físicos, biológicos e humanos. 

Deste já, meus parabéns queridos colegas Geógrafos.

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.