América Latina e África Subsaariana

Duas partes pobres do planeta Terra, a América Latina e a África Subsaariana, foram temas de discussão em sala de aula no Centro Estadual de Educação Profissional Leonardo das Dores nestes últimos dias.
Novamente alunos dos 2ºs (manhã) tiveram a oportunidade de conhecer e debater sobre estas duas regiões que muito sofrem deste que foram exploradas pelos europeus.
Esta exploração começou a partir do início do século XVI.
De lá para cá observamos apenas o desrespeito com sociedades tidas 'inferiores' pelo único motivo de que suas culturas eram e são diferentes das encontradas na Europa.
Os alunos falaram sobre população, atividades econômicas, quando começou e como começou esta exploração defendida como colonização e necessária para o desenvolvimento das nações que eram dominadas.

Discutiram também sobre as riquezas minerais, hídricas, vegetais, humanas que podem ser encontradas nestas duas partes tão pobres discriminadas de nosso planeta.

Muitos anos se passaram para estas duas regiões conseguirem, mesmo que poucos, avanços no que diz respeito aos direitos humanos e avanços tecnológicos.
É bem verdade que muitas mazelas ainda podem ser encontradas na África abaixo do deserto do Saara e na América Central e do Sul, tais como:
- corrupção;
- governos ditatoriais;
- guerras civis;
- produção agropecuária como principal atividade econômica, etc.

2º C



2º B


Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.