Nosso Futuro Comum ou Relatório Brundtland

Em 1983 foia criada pela Assembleia Geral da ONU, a Comissão Mundial sobre o Meio Ambiente e Desenvolvimento - CMMAD, que foi presidida por Gro Harlem Brundtland à época primeira-ministra da Noruega e Mansour Khalid, daí o nome final do documento. A comissão foi criada em 1983, após uma avaliação dos 10 anos da Conferência de Estocolmo, com o objetivo de promover audiência em todo o mundo e produzir um resultado formal das discussões.

O trabalho surgido dessa Comissão, em 1987, o documento Our Common Future (Nosso Futuro Comum) ou, como é bastante conhecido, Relatório Brundtland, apresentou um novo olhar sobre o desenvolvimento, definindo-o como o processo que "satisfaz as necessidades presentes, sem comprometer a capacidade das gerações futuras de suprir suas prórprias necessidades". 

É partir daí que o conceito de desenvolvimento sustentável passa a ficar conhecido.

Elaborado pela Comissão Mundial sobre o Meio Ambiente e Desenvolvimento, o Relatório Brundtland aponta para a incompatibilidade entre desenvolvimento sustentável e os padrões de produção e consumo, trazendo à tona mais uma vez a necessidade de uma nova relação "ser humano-meio ambiente". Ao mesmo tempo, esse modelo não sugere a estagnação do crescimento econômico, mas sim essa conciliação com as questões ambientais e sociais.

O documento enfatizou problemas ambientais, como o aquecimento global e a destruição da camada de ozônio (conceitos novos para a época), e expressou preocupação em relação ao fato de a velocidade das mudanças estar excedendo a capacidade das disciplinas científicas e de nossas habilidades de avaliar e propor soluções.

Entre as medidas apontadas pelo relatório, constam soluções, como:

* diminuição do consumo de energia;
* o desenvolvimento de tecnologias para uso de fontes energéticas renováveis e o aumento da produção industrial nos países não-industrializados com base em tecnologias ecologicamente adaptadas;
* limitação do crescimento populacional;
* garantia de recursos básicos (água, alimentos, energia) a longo prazo;
* preservação da biodiversidade e dos ecossistemas;
* controle da urbanização desordenada e integração entre campo e cidades menores;
* atendimento das necessidades básicas (saúde, escola, moradia).

Em âmbito internacional, as metas propostas são:

* adoção da estratégia de desenvolvimento sustentável pelas organizações de desenvolvimento (órgãos e instituições internacionais de financiamento);
* proteção dos ecossistemas supra-nacionais como a Antártica, oceanos, etc, pela comunidade internacional;
* banimento das guerras;
* implantação de um programa de desenvolvimento sustentável pela Organização das Nações Unidas (ONU).

Fto e contribuição: recriarcomvoce

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.