5 de dezembro de 2017

PROFESSOR FAZ A DIFERENÇA NAS AULAS PRÁTICAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA EM ESCOLA PÚBLICA DE ESPERANTINA – PI

Autor: Joaquim Marques de Oliveira Neto. Esperantina - PI. Dezembro de 2017.

Entre os diversos desafios enfrentados na educação física escolar, destaca-se a falta de interesse e participação dos alunos nas atividades desenvolvidas, principalmente quando as aulas ocorrem em escolas públicas que não dispõem de infra estrutura. Um dos aspectos relacionado a essa problemática é a homogeneidade de conteúdos e a consequente desmotivação dos alunos.

Analisando essa dura realidade, o professor de Educação Física, Joaquim Marques de Oliveira Neto, realizou um projeto de intervenção junto aos seus alunos do 6º ao 9º ano com duração de 4 meses, intitulado: APRENDER BRINCANDO: INTERVINDO COM UMA DIVERSIDADE DE CONTEÚDOS E ATIVIDADES NA PRÁTICA DA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR NA ESCOLA MUNICIPAL JOÃO BATISTA DE AMORIM, LOCALIDADE MUNDO NOVO DOS AMORIM,  ESPERANTINA – PI.

Conforme Darido 2012, os conteúdos da Educação Física a serem trabalhados nas três dimensões conceitual, procedimental e atitudinal são relacionados aos: jogos e brincadeiras, esportes, ginástica, atividades rítmicas e expressivas e lutas.

O professor relata que a escola não possui estrutura para dar suporte ao seu trabalho. “Trabalhamos sem infra estrutura: não temos quadra poliesportiva, nem recursos materiais. Criamos nosso próprio material usando a criatividade e desenvolvemos nossa aula com o interesse e participação do aluno”.

Os resultados esperados do projeto foram satisfatórios, pois os alunos passaram a participar ativamente e a gostarem das aulas práticas, como mostram os gráficos e os registros fotográficos abaixo: 

Registro fotográfico:








Conforme Bastos 2013, o que podemos concluir é que infelizmente ainda não temos uma estrutura adequada para oferecermos uma Educação Física de qualidade, pois além do conteúdo, com certeza precisamos de materiais e de um espaço apropriado, pois a Educação Física não trabalha somente a mente, mais também o corpo.

Referências
BASTOS, Leandro Veras. Os Desafios da Educação Física Escolar. Disponível em https://www.portaleducacao.com.br/conteudo/artigos/esporte/os-desafios-da-educacao-fisica-escolar/30168. Acessado em 28/11/2017.

DARIDO, Suraya Cristina. Educação física na escola: conteúdos, suas dimensões e significados. Universidade Estadual Paulista. Prograd. Caderno de formação: formação de professores didática geral. São Paulo: Cultura Acadêmica, p. 51-75, 2012.

Nenhum comentário:

Postar um comentário