PROFESSOR FAZ A DIFERENÇA NAS AULAS PRÁTICAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA EM ESCOLA PÚBLICA DE ESPERANTINA – PI
Autor: Joaquim Marques de Oliveira Neto.
Esperantina - PI. Dezembro de 2017.
Entre os diversos desafios enfrentados na educação física escolar,
destaca-se a falta de interesse e participação dos alunos nas atividades
desenvolvidas, principalmente quando as aulas ocorrem em escolas públicas que
não dispõem de infra estrutura. Um dos aspectos relacionado a essa problemática
é a homogeneidade de conteúdos e a consequente desmotivação dos alunos.
Analisando essa dura realidade, o professor de Educação Física, Joaquim
Marques de Oliveira Neto, realizou um projeto de intervenção junto aos seus
alunos do 6º ao 9º ano com duração de 4 meses, intitulado: APRENDER BRINCANDO: INTERVINDO COM UMA DIVERSIDADE DE CONTEÚDOS E
ATIVIDADES NA PRÁTICA DA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR NA ESCOLA MUNICIPAL JOÃO
BATISTA DE AMORIM, LOCALIDADE MUNDO NOVO DOS AMORIM, ESPERANTINA – PI.
Conforme
Darido 2012, os conteúdos da Educação Física a serem trabalhados nas três
dimensões conceitual, procedimental e atitudinal são relacionados aos: jogos e
brincadeiras, esportes, ginástica, atividades rítmicas e expressivas e lutas.
O
professor relata que a escola não possui estrutura para dar suporte ao seu
trabalho. “Trabalhamos sem infra estrutura: não temos quadra poliesportiva, nem
recursos materiais. Criamos nosso próprio material usando a criatividade e
desenvolvemos nossa aula com o interesse e participação do aluno”.
Os resultados esperados do projeto
foram satisfatórios, pois os alunos passaram a participar ativamente e a
gostarem das aulas práticas, como
mostram os gráficos e os registros fotográficos abaixo:
Registro fotográfico:
Conforme Bastos 2013, o que podemos concluir é
que infelizmente ainda não temos uma estrutura adequada para oferecermos uma
Educação Física de qualidade, pois além do conteúdo, com certeza precisamos de
materiais e de um espaço apropriado, pois a Educação Física não trabalha
somente a mente, mais também o corpo.
Referências
BASTOS, Leandro Veras. Os Desafios da Educação Física Escolar. Disponível em https://www.portaleducacao.com.br/conteudo/artigos/esporte/os-desafios-da-educacao-fisica-escolar/30168. Acessado em 28/11/2017.
DARIDO, Suraya Cristina. Educação física na
escola: conteúdos, suas dimensões e significados. Universidade Estadual Paulista. Prograd. Caderno de formação: formação de
professores didática geral. São Paulo: Cultura Acadêmica, p. 51-75,
2012.
Nenhum comentário: