Zona de Convergência Intertropical

Área que circunda a Terra, próxima a Linha do Equador, onde os ventos originários dos hemisférios Norte e Sul se encontro é chamada de Zona de Convergência Intertropical (ZCIT).

Antes, por volta de 1920 a 1940, era chamada de Frente Intertropical (FIT), mas com o reconhecimento, nos anos 1940 a 1950, da relevância da convergência de ventos para a determinação do clima tropical, o termo ZCIT passou a ser aplicado.

A ZCIT se apresenta como uma faixa de nuvens, como vocês podem ver na imagem acima, com grande desenvolvimento vertical de 3 a 5 graus de largura (aproximadamente 87 km) frequentemente de tempestades, que circunda o globo próximo à Linha do Equador.
No hemisfério Norte, os ventos alísios se movem de Nordeste para Sudoeste, enquanto no hemisfério Sul eles vão de Sudeste para Noroeste.

Quando a ZCIT está posicionada ao Norte ou ao Sul do Equador, essas direções variam conforme a força de Coriolis, provocada pela rotação da Terra. Por exemplo, quando a ZCIT está ao Norte do Equador, o vento alísio de Sudeste muda para Sudoeste quando cruza o Equador.

Essas nuvens agrupam-se, também, em formação denominada 'aglomerados', que se caracterizam pelo transporte de calor da superfície.

A localização da Zona de Convergência Intertropical varia com o tempo. A marcha anual da ZCIT tem, aproximadamente, o período de 01 ano, alcançando sua posição mais ao Norte durante o Verão, é que estamos presenciando agora e por isso está tendo muitas chuvas no Nordeste brasileiro inclusive no Piauí, do Hemisfério Norte, e  a sua posição mais ao Sul durante o mês de Abril.

Ela se move de lado para outro da Linha do Equador. 
Devido à sua estrutura física, a ZCIT tem se mostrado decisiva na caracterização das diferentes condições de tempo e de clima em diversas áreas da Região Tropical, inclusive no Piauí.

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.