40 anos da Anistia a Paulo Freire

No próximo mês  de Agosto será comemorado 40 anos da Lei 6.683 - que tratava da Anistia a todos os que haviam cometidos crimes políticos desde Setembro de 1961 até aquela data.

A Lei foi proclamada pelo presidente militar João Batista Figueredo e teve efeito imediato que beneficiou 2.200 pessoas entre elas um dos heróis brasileiro Paulo Freire que voltou ao Brasil no ano seguinte - 1980.

No ano de 2009 (30 anos depois da proclamação da Lei da Anistia) foi declarado oficialmente pela Comissão de Anistia do Ministério da Justiça (criada desde 2002) Anistia e um Pedido de Perdão ao educador e filósofo que se empenhou a ensinar os mais pobres (oprimidos) através de seu "Método Paulo Freire".

Sempre ligado aos mais marginalizados pelo sistema, Paulo Freire foi preso e exilado inicialmente no Chile, depois foi ao EUA, Europa e África.

Voltou ao Brasil e ajudou a fundar o PT, tornou-se Secretário de Educação de São Paulo e deu continuidade a publicações que vinham a orientar inúmeros profissionais da educação.

Um de seus mais famosos Livros - Pedagogia do Oprimido - foi traduzido para mais de 30 idiomas.
Foi ligado à esquerda e por isso ainda hoje é perseguido pela direita.

Independente de sua politicidade, sua pedagogia revolucionou até mesmo a política e vice-versa.

Fto - bemblogado    

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.