Economista dar um puxão de orelha nas gestões municipais de Esperantina
A cidade de Esperantina é uma das maiores cidade do estado do Piauí.
Tem quase 40 mil habitantes, tem uma das Maravilhas Naturais do estado, uma diversidade de riqueza, natural e humana, 911 km2, a nona maior frota de veículos, berço dos movimentos sociais no estado, rica em água, vitoriosa no esporte.
Mesmo assim, economicamente, está estagnada no tempo e no espaço.
O século XXI ainda não começou para a cidade de Esperantina.
E ontem o Economista esperantinense Rockhud Araújo, em uma palestra dirigida aos alunos do ensino médio e para quem quisesse ouvi-lo, deu um verdadeiro puxão de orelha nos gestores municipais dessa cidade que aprendeu a viver de aparências.
O economista afirmou durante a palestra que Esperantina teve um crescimento econômico relativo no período de 2002 a 2016, mas deixou de crescer potencial/absolutamente nesse mesmo período.
Rockhud Araújo falou que nossa cidade tem potencial para o crescimento econômico, mas desde que faça seu Plano Econômico Sustentável e que este seja praticado não em um mandato, mas nos mais variados governos que passarem pela prefeitura da cidade, ou seja, não este plano não seja de Governo e sim de Estado (governança municipal).
Foi dito também que o PIB esperantinense está em Ritmo Decrescente, apesar do crescimento nesse período analisado.
O economista nos trouxe dados técnicos e não políticos. Falou que a nossa cidade arrecada muito, que a principal fonte de renda é o Comércio e que os gestores devem se atentar aos setores mais propícios de variações para a geração de emprego e renda.
Resumindo, podemos dizer que para o Economista Rockhud Araújo, a cidade de Esperantina perdendo renda por conta de um estudo mais detalhado sobre suas potencialidades econômicas.
Por isso é bom aprendermos um pouco sobre os fatos e deixar de ouvir apenas os boatos políticos para entendermos a complexa dinâmica que nos cerca.
Na oportunidade registrei um "retrato" com o mesmo, pois registrar fotos com o Falcão (rei das quadras) ou mesmo com qualquer político não faz meu tipo.
Parabéns Rockhud Araújo.
Nenhum comentário: