Este ano apenas alunos do 5º e 9º ano estão tendo "aulas'

Não me sai da cabeça a politicidade da educação e a educabilidade da política de Paulo Freire.

Este ano o MEC irá aplicar o SAEB (Sistema de Avaliação da Educação Básica) para diagnosticar a Educação básica brasileira, ou seja, avaliar a educação nacional em suas várias esferas.

Alunos do 5º ano (fim do Ensino Fundamental Menor), 9º Ano (fim do Ensino Fundamental Maior) além dos alunos do 3º Ano do Ensino Médio irão fazer esta prova nacional.

Esta avaliação irá medir o IDEB (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica) dos municípios e para tanto os municípios que tiverem um bom desempenho nessa prova serão contemplados com várias vantagens, inclusive financeiras.

E por falar em verbas públicas, a educação de muitos municípios está virando um negócio, antes de mais nada, econômico.

Em anos em que acontecem esta avaliação gestores municipais direcionam todas as suas forças para "ensinar" apenas os alunos do 5º e do 9º ano para que os mesmos possam se sair bem nesta avaliação e consequentemente o município ganhem verbas e status estadual e até nacional.
Quem não gosta de aparecer, não é mesmo?

Pois é, alunos do 1º, 2º, 3º, 4º, 6º, 7º e 8º ano em anos pares parecem que não merecem aprender, não merece atenção das secretarias de educação, não tem direitos de reforço, merendas de qualidade no contra turno.

Isso mesmo. Alunos do 5º e do 9º ano, de algumas cidades vizinhas de Esperantina, estão tendo aulas o dia todo, no turno das aulas normais e no contra turno. E no contra turno a merenda escolar é de muita qualidade.
Parece que tem um município próximo da gente que nem para casa os alunos estão indo mais na hora do almoço. Estão almoçando na própria escola. A escola virou Escola de Tempo Integral para os alunos desses dois anos (5º e 9º). O objetivo não é os alunos aprenderem, é o município do deputado sair bem na fita em todos os jornais, na mídia como um todo e consequentemente ter mais verbas para "melhorar" a educação de seus conterrâneos. 

Boto é fé nesses interesses paliativos e elitistas.

Fto - colégiomiguelafonso  

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.