A Amazônia Azul do Brasil deve aumentar

O Mar Territorial, para início de conversa, é uma faixa de águas costeiras que alcança 12 milhas náuticas (22 km) a partir do litoral de um Estado.
Logo após esta faixa vem a Zona Contígua, adjacente ao Mar Territorial, cujo limite não pode ultrapassar 24 milhas náuticas a contar da base do Mar Territorial.
Em seguida vem a ZEE (Zona Econômica Exclusiva) a contar também da linha de base do Mar Territorial e que não pode ultrapassar 200 milhas náuticas.

Esses três instrumentos de medida formam o espaço marítimo de um país.
Foi criado pela ONU em 1982 e ratificado em 1994 por 118 países, inclusive o Brasil.

No ano passado o Brasil pediu à ONU, mais precisamente à Comissão de Limites da Plataforma Continental, da Convenção das Nações Unidas sobre o Direito do Mar, para aumentar em 2,1 milhões de quilômetros quadrados - equivalente à área da Groenlândia - o tamanho do território nacional no Oceano Atlântico, o chamado espaço marítimo. 

O pedido que pode ampliar em 58% a Amazônia Azul poderá, e vai, trazer muitos benefícios econômicos e consequentemente sociais a todo o país.

A denominação "Amazônia Azul" nasceu em referência à nossa Amazônia Verde - grandiosa, rica, importante - para não somente os brasileiros, mas para todo o planeta.

Até o mês de Agosto (2019) a ONU deverá divulgar o resultado do pedido do Brasil. 
Não só o Brasil pediu aumento do espaço marítimo, mas é um dos poucos que deverá ser atendido pela Organização das Nações Unidas.

Fto - reproducaodasredessociais

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.