Prefeita providencia Instituto Federal para o Território dos Cocais


Enquanto a Regional de Educação não sai da cidade de Barras em direção ao centro do Território dos Cocais - Esperantina -, as movimentações burocráticas para implementação de um Instituto Federal na região dão seus primeiros passos.

A Universidade Federal não será implantada em Esperantina. Somente promessas passam por aqui.

Depois do Território dos Cocais receber o primeiro Centro Estadual de Educação Profissional nos moldes do Programa Nacional de Educação Profissional, agora chega a vez da região ser contemplada com mais uma oferta de ensino técnico com amparo da legislação federal.

As conversas - parte burocrática - estão em seus primeiros passos.

A deputada estadual Janaína Marques acompanhou sua irmã Fernanda Marques - gestora municipal da cidade de Luzilândia - em uma viagem à capital federal para tratar do assunto diretamente com o Ministro da Educação Camilo Santana.

O projeto do Instituo Federal do Piauí é para ser implantado na cidade de Luzilândia (região norte do Território dos Cocais).

Os Institutos Federais são instituições, pluricurriculares e multicampi (reitoria, campus, campus avançado, polos de inovação e polos de educação a distância), especializados na oferta de educação profissional e tecnológica (EPT) em todos os seus níveis e formas de articulação com os demais níveis e modalidades da educação.

Uma grande oportunidade de levar mais conhecimento aos jovens da região tanto do Piauí como do Maranhão ao tempo que abrirá mais oportunidades de emprego e renda para a sociedade local.

O Território dos Cocais tem muito a ganhar com esta política educacional começada pelas irmãs luzilandenses.

Parabéns aos envolvidos.


Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.