Janaína Marques participou da Cavalgada dos vaqueiros de Esperantina
setembro 10, 2023A cidade de Esperantina nasceu de um núcleo da pecuária bovina às margens esquerda do Rio Longá.
De lá para cá, do século XVIII ao século XXI, o espaço geográfico, urbano e rural, de Esperantina vem se moldando com a contribuição de muita gente.
Os vaqueiros são um desses personagens.
O dia 29 de Agosto é comemorado o Dia Nacional do Vaqueiro. Pelas bençãos de Nossa Senhora da Boa Esperança a cavalgada dos vaqueiros durante o festejo da padroeira de Esperantina é uma tradição.
A Igreja Católica juntamente com a vaqueirama da região organizou e realizou mais uma cavalgada dos vaqueiros nesse último dia 06 de setembro - dia instituído do vaqueiro na cidade.
As principais ruas da cidade foram tomadas pelos vaqueiros de toda a região.
Logo depois, nas dependências do mais famoso clube recreativo da cidade, foi realizado um vasto churrasco aos participantes dessa festa que é uma marca de nossa querida terrinha.
Ausência
Não sabemos o motivo, mas muitos grandes empresários da cidade, apaixonados por vaquejadas, não participaram nesse ano da famosa cavalgada. Lamentável.
Por outro lado, devido a falta de paixões das "Marias Bonitas" de Esperantina por cavalos, bois na faixa, foi preciso importar uma da cidade de Luzilândia. Diga de passagem: novamente.
A mulher tem estilho. Qual? A simplicidade. Sua roupa é a bota de couro chamada de pés no chão, sua calça jeans azul é o celeste do braço largo, sua blusa branca diz o quanto sua paz interior inspira multidões e o chapéu de palha condiz com a proteção divina que apazigua sua caminhada.
Vereadora? Secretária municipal? Gestora municipal? Não.
Janaína Marques mesmo, prazer.
Quem esteve abrilhantando ainda mais a festa do vaqueiro em Esperantina nesse ano de 2023, ao lado do Padre Jeremias, foi a secretária estadual Janaína Marques.
A mulher marca presença mesmo. Nem precisa de bajuladores para se fazer grande.
Parabéns aos vaqueiros da cidade. Ao Padre Jeremias. À Janaína Marques.
Chapéu de couro, coração guerreiro, assim é o vaqueiro brasileiro.
Ftos - janainamarques


0 comentários