Prefeito Zé Luiz do Frango não pagará rateio 2025 aos professores

dezembro 23, 2025


Fim de ano amargo para a educação da cidade de Batalha.

Depois de reunir várias derrotas e consequentemente inúmeros prejuízos educacionais durante o ano de 2025, o gestor municipal da cidade de Batalha - José Luiz do Frango - fecha o ano com mais uma baixa.

Ao redor de todo o território piauienses, inúmeras prefeituras conseguiram neste ano de 2025 não investir mais do que os 70% do FUNDEB destinados ao pagamento dos profissionais da educação.

Um pouco mais de um ano das eleições de 2024 onde o prefeito Zé Luiz do Frango foi reeleito para mais 4 anos de uma gestão entre mais baixas do que altas, o ano letivo de 2025 de Batalha chega ao fim tendo gastado todo os recursos destinados a pagamentos da mão de obra educacional.

Imaginemos nós se a prefeitura pagasse um bom salário aos professores, como acontece em outros munícipios, era bem capaz de gastar não 70%, mas 100%.

Toda via, as secretarias de educação e de finanças da cidade de Batalha estão alinhadas apenas no discurso de que as matrículas foram abaixo do esperado fazendo com que os recursos diminuíssem. Discurso velho.

É bem sabido que são várias as formas de recompensação por parte do governo federal: projetos, avaliações de diagnóstico, sistema de armazenamento de dados das escolas. Tudo isso faz com que metas sejam cumpridas e assim as verbas de recompensação sejam direcionadas aos profissionais da educação. Pelo menos assim deveria ser.

Uma coisa é certa: o governo de Zé Luís do Frango, que se juntou àquele que nunca gostou da educação municipal - Antônio Lages -, nestes 5 anos de governo nunca devidamente valorizou a educação.

O prefeito até passou o bastão da administração à secretaria de administração a qual assina, contrata, reúne, governa de uma forma geral.

Mais uma vez a batalha foi perdida para os profissionais da educação. Os bons resultados não estão à frente da batalha porque o front não sabe liderar.

O ano letivo 2026 começará com seus "soldados", mais uma vez, desestimulados.

Fto - vitoriaimperial

You Might Also Like

0 comentários