População esperantinense é convocada a participar da sessão para derrubar veto da prefeita
dezembro 17, 2025Nesta sexta-feira (19 de dezembro) será realizada a última sessão ordinária da Câmara Municipal de Esperantina antes do recesso de fim de ano.
Todos os vereadores em época de campanha sobe ao palanque prometendo defender os interesses do povo. Fazem até juramento.
E agora seu Arnaldo?
No início do mês de outubro o vereador Epaminondas Albuquerque (MDB) apresentou um projeto de Lei que proíbe soltar, queimar, estourar fogos de artifícios que façam barulhos na cidade de Esperantina.
O projeto foi apreciado pela Comissão de Justiça da Câmara e foi aprovado. Também foi apreciado pela Assessoria Jurídica da Câmara e recebeu aval positivo. O projeto foi para o plenário e todos, repito, todos os 13 vereadores votaram a favor do projeto.
O projeto nasceu da preocupação com os esperantinenses tidos vulneráveis com esta queima e soltura de fogos de artifícios que fazem barulhos. São crianças, idosos, acamados, enfermos, com espectro autista e animais domésticos e silvestres. Sem falar naqueles com bom senso de coletividade.
Seguindo os tramites legais, o projeto foi para a sanção da prefeita.
Com as justificativa nada convincente e humanas de que a proibição dos fogos de artifícios trará prejuízo financeiro às empresas que comercializam tais produtos e de que já uma lei estadual, portando, é desnecessário e até inconstitucional ter uma lei municipal, a prefeita VETOU totalmente o projeto de autoria de Epaminondas Albuquerque.
Como a Câmara Municipal deve ser autônoma e independente, e é chegada a hora de provar isso, nesta próxima sexta-feira (19 de dezembro) haverá uma sessão ordinária e na oportunidade o veto da prefeita será discutido.
Os vereadores derrubarão o veto e assim a cidade ganha uma Lei em defesa dos esperantinenses ou os vereadores ficarão do lado da prefeita e contra os esperantinenses?
Só estando presente para saber.
Portanto, a cidade é convocada a participar dessa sessão. Venha todos ver de perto o comportamento e as falas de cada vereador que votou a favor do projeto e agora terá novamente a chance de ficar do lado da sociedade à qual prometeu ser fiel.
Os defensores da causa animal estará em peso.
A maioria dos vereadores não se juntaram a favor de uma cortinha lá da igreja de Nossa Senhora da Boa Esperança? Então está na hora de se juntar novamente, só que agora a favor das crianças esperantinenses.
Muitos idosos não fizeram vídeos em defesa de uma cortina lá da igreja Matriz? Chegou a hora de fazer novos vídeos em defesa própria, pois fogos de artifícios com barulhos fazem muito mal, muito mais do que a cortina.
A sociedade esperantinense espera que a sessão seja transmitida pelas redes sociais como acontecem com as outras.
E nós que fazemos parte desse meio de comunicação esperamos que nenhum vereador invente uma viagem de uma última hora ou apresente algum atestado médico para não comparecer à sessão e assim não bater de frente com a chefe.
É hora da verdade: esperantinenses ou prefeita? A decisão é de vocês vereadores?
.png)
0 comentários