Vereadores da base rejeitam esclarecimentos sobre atos na educação esperantinense

dezembro 21, 2025


Nunca na história política da cidade de Esperantina a forma de governo não foi tão centralizada.

Meio a um mundo onde os negócios, sejam eles públicos ou privados, se pautam cada vez mais na descentralização de decisões, de soluções, onde variados atores trabalham em prol de uma administração mais transparente e eficaz, o atual governo municipal de Esperantina caminha ao contrário.

"O que querem esconder?", perguntou o vereador Leônidas Quaresma durante as duas últimas sessões ordinárias da Câmara Municipal.

As importantes sessões foram presididas pela presidente da casa - Regina Silva -, e todos os vereadores compareceram.

Uma das pautas do dia foi a solicitação (requerimento) do vereador Leônidas Quaresma junto à Prefeitura para esclarecimentos sobre lotações de diretores, de locais de trabalho de mais de 600 monitores educacionais, possível duplicidade de matriculas na folha de pagamento, valores abaixo de 1 salário mínimo pagos aos monitores, etc.

Para que o requerimento fosse encaminhado à Prefeitura era necessário que a maioria dos vereadores (pelo 7) o aprovasse.

Infelizmente 7 votaram contra. O líder do governo na Câmara deu as justificativas do poder executivo para não aceitar tal pedido de esclarecimentos. Os outros 6 vereadores o acompanham a rejeição do requerimento.

Um das justificativas foi de que as informações já estão no Portal da Transparência. Pelo jeito neste portal da transparência só aparecem para os vereadores da base, pois para a população tudo ainda é obscuro. 

O que dizer, por exemplo, da informação dada sobre uma rua já calçamentada, no entanto, não estava?

Quem não deve, não teme. 

Os nobres vereadores ao querer silenciar o vereador oposicionista Leônidas Quaresma, atinge diretamente o direito da população em ter acesso às informações, ao direito aos esclarecimentos sobre em que estão sendo aplicado o direito do povo, como os servidores estão sendo tratados, etc.

Estes vereadores ainda vão prestar conta com os eleitores e o débito eleitoral será bem maior do que o crédito.

Os vereadores forma: Zé Ângelo, Roberto Denis, Alcione, Bebé Vitória, Airton Veículos, Epaminondas Albuquerque e Luís Dionisio.

You Might Also Like

0 comentários