Olho D'água dos Negros comemora Dia da Consciência Negra sem a presença da municipalidade esperantinense

novembro 22, 2023


É de estranhar!

Falar em festa é falar em municipalidade esperantinense.

A cidade de Esperantina decretou, anos atrás, como Feriado Municipal o dia 20 de Novembro - Dia da Consciência Negra.

É de costume que a comunidade quilombola Olho D'Água dos Negros, localidade rural da cidade à aproximadamente 20 km da sede, comemorar o Dia da Consciência Negra.

A festa foi linda, como sempre é.

A prefeitura municipal de Esperantina não se fez tão presente nessa festa. Seria por ser uma festa de uma região basicamente ptista? Não queremos acreditar nisso.

Mas a verdade é que a prefeitura municipal de São João do Arraial, na pessoa da gestora municipal Vilma Lima, é que fez a honra da presença e realização da festa.

Que vergonha para Esperantina ter um feriado municipal e não comemorar-lo ao tempo que abriu espaço para que esta comemoração ficasse a cargo de outra prefeitura.

Se fosse uma festa de brancos, estaria a municipalidade esperantinense presente?

Independentemente da comunidade quilombola em questão está mais próxima da ideologia política de esquerda, portanto mais ligada à lideranças políticas do PT, a municipalidade esperantinense não poderia deixar de estar mais presente em uma importante festa como esta para comemorar a vida e a cultura daqueles que deram e dão seu trabalho e vida para sermos o que somos. Os negros importam sim.

Muitas lideranças estiveram prestigiando as apresentações artísticas e culturais de matrizes africanas. Entre estas lideranças estiveram o Padre João Paulo - Paróquia de São Benedito, vereadores Teresinha Emel e Airton Veículos, Deputado Francisco Lima e sua irmã - gestora municipal de São João do Arraial - Vilma Lima e Francisco Antônio, ex- gestor municipal de Esperantina, responsável por decretar o feriado municipal de 20 de novembro.

Que estas atitudes sejam sempre reprimidas.





"Posso não concordar com nenhuma palavra que você diz, mas defenderei até a morte o direito de dizê-la" - Voltaire.

Ftos - vilmalima

You Might Also Like

0 comentários