Madeiro: violência política, mais próxima do que imaginamos


Nas eleições de 2020 foram registrados, oficialmente, em todo o país 362 casos de violência política.

Violência política é a violência que é perpetrada para atingir objetivos políticos. A mesma pode ocorrer de forma aberta ou velada, para atingir finalidades específicas. É utilizada para deslegitimar, causar danos, obter e manter benefícios e vantagens ou violar direitos com fins políticos.

Pode acontecer entre eleitores mais acirrados politicamente, entre Estado e civis ou atores estatais, Estado contra Estado ou atores não estatais contra o estado.

Antes não vivíamos esta onda de violência. Os casos eram esporádicos.

Contudo, a disseminação do ódio político nos últimos anos por uma figura política ocupante de alto cargo público político passou a encorajar, pois esta é a sensação, e o aumento de casos não deixa mentir, os eleitores mais extremistas que viviam nas trevas dos armários.

Em 2021 o prefeito eleito da cidade de Madeiro-PI, a 230 km de Teresina, Zé Filho foi assassinado. O crime teria sido motivado por briga política.

Três anos se passaram e aqui estamos novamente em um pleito eleitoral.

E um caso de violência política, a 54 dias do pleito, foi registrado naquela cidade.

Líder político do MDB, partido do prefeito que teria sido atentado com mais de 40 disparos de armas de fogo na noite dessa segunda-feira (12 de agosto), deu entrevista à imprensa estadual e disse que acha este episódio como FAKE NEWS.

É importante destacar que o líder do MDB não apoiará o MDB na cidade de Madeiro nestas eleições.

Uma coisa é importante, independentemente que foi armação política do candidato à eleição, como insinuou o líder mdbista estadual, ou não: devemos está atento a estes ânimos mais alterados por parte dos eleitores ou mesmo dos atores políticos que estão em disputa nas eleições municipais deste ano.

Cidades como Luzilândia-PI, Magalhães de Almeida-MA, Porto e Nossa Senhora dos Remédios, ambas no Piauí, devem se preocupar com esta onda de violência política tão acessa com a extrema-direita nos últimos anos. 

É bem verdade que todas as cidades não deve ignorar tal situação, pois isso pode provocar percas humanas.

"Posso não concordar com nenhuma palavra que você diz, mas defenderei até a morte o direito de dizê-la" - Voltaire

Fto - institutovladimirherzog

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.