
Mais uma mulher na Câmara Municipal de Esperantina
'Irei vencer estas eleições. O 'homem' já falou que irá me ajudar. Tenho fé que irei conseguir. O meu trabalho de ajudar o próximo me credencia em ser um vereador de Esperantina'.
Em 2020 o até então candidato pelo MDB Machadinho obteve 398 votos de confiança. Esta expressiva votação chamou atenção de seu líder político na cidade - primeiro Damo.
De lá para cá, continuou trabalhando próximo aos mais carentes.
Veio a eleição de 2024 e com ela um grave problema de saúde. Quase não saia candidato devido às complicações de saúde. Com toda a dificuldade para enfrentar uma campanha eleitoral de estresse, de correria e dessa forma totalmente contra as recomendações médicas de repouso, Machadinho foi à luta e conseguiu êxito nas urnas ao se eleger, agora pelo PSB, com 737 votos. Seu padrinho político foi o mesmo de 2020. Dessa vez houve canalização de votos nas pastas municipais.
Machadinho tomou posse, participou de algumas sessões, mas infelizmente o problema de saúde não o deixou.
Teve que se licenciar do cargo.
Dessa forma, depois que o vereador Richardson Melo(PSD) assumiu a secretaria de Esportes ainda lá início do novo governo e consequentemente o primeiro suplente do partido - Zé Ângelo - subir para a vaga aberta, e o segundo suplente - Alcione Carvalho - já está na Secretaria de Meio Ambiente, agora foi a vez da terceira suplente do partido - Fatinha do Tote -, assumir uma cadeira do Legislativo local.
Na legislatura passada havia apenas uma representação feminina na Câmara Municipal.
Agora, em 2025, a 'casa do povo' esperantinense conta com três representações femininas. São elas: Teresinha Emel (PT), Regina Sousa (MDB) e agora Fatinha do Tote (PSD).
São mais de 20% das cadeiras legislativas ocupadas por mulheres. Que esta porcentagem possa aumentar a cada eleição, mesmo que esta nova representante do povo fique no cargo até o vereador titular Machadinho se recuperar de seu problema de saúde.
Enquanto isso, que a filha do saudoso Tote Aristides possa representar muito bem seus eleitores dando destaque para políticas de justiça social, equidade e empoderamento das mulheres esperantinenses.
Viva a Democracia. Ditadura nunca mais.
Fto - duscocais
Nenhum comentário: