Camarote vip: marca negativa de Esperantina e Luzilândia
julho 23, 2025![]() |
Fto ilustrativa |
Os festivais juninos e julinhos em todo o Território dos Cocais estão chagando ao fim.
É provável que o de Esperantina seja o último.
Batalha. Campo Largo do Piaui, Joaquim Pires, Morro do Chapéu e Luzilândia já realizaram os seus.
Entre os municípios citados, basicamente apenas Luzilândia tem o histórico de produzir este tipo de espaço, enquanto Esperantina terá novamente Camarote Vip neste ano de 2025.
E o que é Camarote Vip? Em linhas simbólicas, é uma divisão de classe, demonstração viva de desigualdade social tão enraizada em nossa sociedade.
Camarote vip se refere a uma área exclusiva e privilegiada em eventos públicos, como Festival Junino, destinada a autoridades, convidados especiais e servidores públicos de primeiro escalão.
Tais espaços oferecem conforto, serviços diferenciados e uma vista privilegiada do evento com o objetivo de proporcionar uma experiência mais agradável e exclusiva.
Estes espaços são vistos, não de hoje, com frequência na cidade de Luzilândia e agora, nos últimos anos, em Esperantina.
A governança esperantinense tem raízes luzilandenses.
É interessante observar que este gasto público a mais com camarote vip não é visto nas outras cidades supracitadas.
Abdoral, Zé Luís e em especial Erikson Fenelon estiveram no meio do povão, curtindo a festa ao lado dos munícipes, sendo gente como a gente.
Isso se chama, antes de mais nada, liderança carismática calçada com sandália da humildade.
Um camarote vip oferece serviços, como dito anteriormente, diferenciados: segurança, banheiros privativos, mesas e sofás, buffet com bebidas e comidas diferentes, decoração específica, etc.
Só para pontuar, só de buffet do camarote vip de 2024 em Esperantina, durante o festival junino, de acordo com o Diário do Município do Piauí daquela época, custou mais de meio milhão de reais.
Isso não é investimento público, no mínimo é gasto onde a maioria da sociedade não usufrui de tais serviços.
Fto - planetaeventos
0 comentários