Esperantina cria APA municipal

novembro 12, 2025


O Brasil é um país com extensa diversidade de ecossistemas e instigações socioambientais.

Em época de conservação e preservação ambiental, onde cada vez mais a cobiça humana traz consequências irreparáveis, o caminho de qualquer gestão pública é defender o meio natural como política de sobrevivência, da atual e futura geração.

Hoje o país é o centro mundial sobre o debate ambiental. A COP30 - Conferência da ONU sobre as Mudanças Climáticas -, está sendo realizada no coração da Amazônia - Belém do Pará.

E Esperantina dar sua contribuição, ou pelo menos um gesto de compensação depois de tantos desmatamentos na zona urbana, ao criar uma APA Municipal - Área de Proteção Ambiental Municipal.

A cidade de Esperantina já conta com uma APA - Parque Ecológico Cachoeira do Urubu. Mas, esta é estadual.

Dessa vez, a APA Municipal trata-se da Cachoeira do Tapuio, a 4 km da sede do município, zona noroeste da cidade.

Antes, a municipalidade criou um fundo municipal do Meio Ambiente para gerir as verbas, os projetos, as demandas financeiras da pasta de meio ambiente.

Aí tem coisa!

Independentemente dos interesses propriamente dito, a partir de agora a região da Cachoeira do Tapuio, tão visitada pelos moradores em época de verão e outono chuvosos, passará pelos cuidados da municipalidade no que se refere à conservação, quando precisar, à preservação, quando for o caso, e administração como um todo.

Plantio, desmatamento, queimadas, construção civil sem o devido estudo de impacto ambiental não será mais permitidos na área que engloba a APA municipal.

A flora e fauna terão como se manter intactos para o bem de todos, inclusive do ser humano que tanto sofre com a perca da cobertura vegetal e consequentemente das altas nas temperaturas e diminuição de acesso aos recursos hídricos.

Que o interesse seja apenas ecológico, e nada mais.

You Might Also Like

0 comentários