Ilegalidade no Tombamento do Painel Calvário de Cristo Hoje?

novembro 24, 2025


Gostaríamos de iniciar esta matéria fazendo uns humildes questionamentos:

Se a cortina que hoje cobre o Painel for retirada, o povo de Deus da Paróquia de Nossa Senhora da Boa Esperança perderá sua fé em Cristo?

Se o Painel "Calvário de Cristo Hoje" voltar a ser exposto, os homens e mulheres de fé de Nossa Senhora da Boa Esperança deixarão de seguir Jesus Cristo?

Feitas estas observações, é de grande valia o interesse do IPHAN - Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional - querer transformar um Patrimônio Estadual (Calvário de Cristo Hoje), localizado em Esperantina-PI, em Patrimônio Nacional.

A cidade de Esperantina já perdeu muitas riquezas históricas, entre elas algumas arquitetônicas. A perda mais recente foi o casarão transformado em Beco Cultural.

Outra riqueza histórica arquitetônica que quase se transformou em estacionamento foi o Clube Recreativo Princesa do Longá.

A cidade corre perigo. Os modernistas de plantão sem nenhum vínculo histórico e social com Esperantina estão atuando sem piedade.

Se assim continuar, será uma varredura de um passado histórico, artístico e cultural. 

Portanto, nossas riquezas, inclusive o Painel em questão, deverão, sim, serem protegidos por meio do IPHAN.

Quanto mais patrimônios nacionais em Esperantina, melhor para nossa cidade e região.

O poder político local tenta manipular a Igreja Católica a ponto de uma discussão como esta já fazer parte dos eventos religiosos da própria igreja.

A política está se intrometendo.

Não há nada de ilegalidade o IPHAN querer tombar o Painel "Calvário de Cristo Hoje". Nobre esta atitude em querer proteger o que é orgulho da história local.

Aqueles que dizem que são contra o que divide, são os primeiros que não aceitam a diversidade de opinião. Seria um ostracismo?

Não há mais espaço para o etnocentrismo. Daqui para frente o multilateralismo deve pautar as escolhas de todos.

Que o IPHAN, a Igreja Católica e a sociedade cristã resolva tombar este Patrimônio esperantinense e em seguida encontrem caminhos para a pacificação entre todos, inclusive os extremos da política.

Voltamos a defender, no sentido de agradar Gregos e Troianos, que durante as celebrações da Igreja o Painel  fique coberto, pois quem o defende não perderá a fé em Cristo. 
E os que hoje tem medo de perder sua admiração por Jesus por conta de um Patrimônio Artístico, que nem se aproximem da Igreja quando o Painel estiver exposto.

You Might Also Like

0 comentários