Esperantina ainda não tem Portal de Entrada de São Benedito
dezembro 05, 2025Esperantina - a Princesinha do Longá - está localizada na região norte do estado do Piauí. Hoje pertencente ao território de desenvolvimento intitulado Território dos Cocais, Esperantina já é centenária.
Inicialmente uma fazendo de gado bovino, Esperantina cresce sob a rédea rural. Se avistava mais uma cidade do nordeste brasileiro.
Povo, costumes, delegacia, atividade comercial primária e uma capela. Aos poucos a aglomeração humana se transforma em Retiro.
Para tanto, não poderia deixar de ser abençoada pelas forças divinas. E quem deu esta graça ao povo esperantinense, tornando assim a padroeira da cidade, foi Nossa Senhora da Boa Esperança. Isso tudo em meados do século XX.
A partir de então os contornos de uma cidade pujante vão aparecendo e amadurecendo. A sociedade aumentou e com ela a sua fé.
Chega o Co Padroeiro São Sebastião.
Deu-se a virada do século e Igreja e Cidade vão paralelemente se adaptando aos novos costumes e vivências.
Recentemente, a cidade ganha sua segunda Paróquia - de São Benedito.
A religião local, com sua grande diversidade, apesar de que os católicos ainda são maioria na cidade, passa por manifestações bem variadas.
Estas manifestações sempre foram mais enraizadas no catolicismo, berço religioso da cidade.
Prova disso que a atual gestão política da cidade criou dois Pórticos (Portal de Entrada) homenageando apenas dois dos três santos da cidade: Nossa Senhora da Boa Esperança, Portal de Entrada na região sul, e São Sebastião, Portal de Entrada na região norte da cidade.
A cidade de Esperantina tem quatro entradas oficiais. Além da entrada sul, que vem da cidade de Batalha, e norte, que vem da cidade de Morro do Chapéu, há as entradas leste, que vem de Joaquim Pires, e oeste que vem de São João do Arraial.
Fica a dica: que a municipalidade faça o Pórtico (Portal de Entrada) em homenagem a São Benedito em uma das entradas (leste ou oeste) e um Pórtico (Portal de Entrada) em homenagem aos evangélicos na última entrada (leste ou oeste).
Deixemos de ser elitista, sejamos mais humanos. A cidade de Esperantina precisa continuar a se desenvolver. Só crescer é atraso econômico, social e religioso.
.png)
0 comentários