Quem já foi preso pelas queimadas em Esperantina?

dezembro 05, 2025


As cidades do Piauí vivem momentos muito perigosos neste B-R-Ó BRÓ de 2025.

A questão climática a cada ano só piora nesta parte do país. E um dos principais responsáveis por este aumento significativo de temperaturas são os homens e mulheres que teimam em não levar a sério o perigo das queimadas, por exemplo.

Como forma paliativa para frear este grande aumento de focos de incêndios em todo o estado, o governo de Rafael Fonteles decretou ainda em outubro do corrente ano que queimadas no Piauí estão proibidas.

Pelo menos até dia 15 de dezembro não se pode fazer queimadas em todos os 224 municípios do estado, seja para atividades agropastoris, florestas, limpeza de áreas e manejo de resíduos.

A ação visa proteger vidas humanas e animais, comunidades e os biomas. A fiscalização deveria ser rigorosa, porém, os esperantinenses não estão respeitando.

As forças policiais ainda não conduziu ninguém á delegacia ou penitenciária por pôr fogo em nosso meio natural.

A cada semana grandes incêndios destroem a vegetação esperantinense e ninguém até agora, pelo menos os meios de comunicação e órgãos responsáveis não divulgam, foi preso por desrespeitar este decreto que proíbe as queimadas no estado.

O perigo bate à porta e estão tratando do assunto como se fosse uma brincadeira anual necessária para matar carrapatos e fazer plantio de arroz e feijão.

Não só de arroz e feijão vive o Homem. O ciclo da água é atingido diretamente por estas queimadas. O mal-estar ambiental provocado por falta de chuvas, baixíssima umidade mata tanto quanto a falta de alimento no prato de cada dia.

As secretarias de meio ambiente e desenvolvimento rural precisam atuar com mais rigor contra estas queimadas antes que somente árvores sejam transformadas em cinzas.

You Might Also Like

0 comentários