Pular para o conteúdo principal

OCUPAÇÃO TERRITORIAL DO BRASIL


O Brasil teve sua ocupação iniciada a partir do século XV pelos portugueses ancorando na costa baiana de Porto Seguro.
Segundo CHISTOFOLETTI (1991) a ocupação brasileira foi realizada por etapas sendo a 1ª etapa a ocupação da costa e a 2ª etapa do interior do país em relação a oeste.
Os portugueses ao chegarem ao Brasil se preocuparam em ocupar o novo território trazendo além dos escravos africanos para mão-de-obra, como também sua classe nobre dando inicio à construção de uma nova sociedade, que ao passar do tempo com a mistura das várias etnias aqui existente como escravos, índios e brancos, a população do novo país começou a crescer vagarosamente.
O Brasil ocupa o quinto lugar entre os países mais populosos do mundo com aproximadamente 190 milhões de habitantes, no entanto, nem sempre foi assim. Nos últimos 50 anos o país obteve em enorme crescimento no número de habitantes. (BRASIL, 2008)
Diante disso, a realidade sócio-espacial torna-se cada vez mais complexa. Os espaços rurais e urbanos não podem ser compreendidos separados um do outro, visto que são realidades que não existiriam isoladamente. Tais espaços se relacionam e se interpenetram, levando estudiosos a formular abordagens que considerem os diferentes níveis de integração ou distanciamento.
De acordo com BLUME (2004, p.18), as definições clássicas, formuladas a partir do final do século XIX, partem da observação de vários aspectos da realidade para ressaltar as principais características do espaço rural, constituindo-se em um alicerce para formulação de conceituações dicotômicas entre o rural e o urbano.
Segundo SILVA (1997) está cada vez mais difícil delimitar o que é rural e o que é urbano. Mas isso que aparentemente poderia ser um tema relevante, não o é: a diferença entre o rural e o urbano é cada vez menos importante. Pode-se dizer que o rural hoje só pode ser entendido como uma continuação do urbano do ponto de vista espacial; do ponto de vista da organização da atividade econômica, as cidades não podem mais ser identificadas apenas com a atividade industrial, nem os campos com a agricultura e a pecuária.


As mudanças que vem ocorrendo nas áreas rurais brasileiras chegam a impressionar, sobretudo ao se recordar que, há não muito tempo atrás, vários estudiosos temiam o esvaziamento do campo, alardeando-o como tendência inexorável. O fato é que, mesmo que ainda exista algum êxodo rural, este já não consegue evitar a tendência de recuperação de parte expressiva das áreas rurais no país (MATTOS ET AL, 2004).


Diante de uma séria de problemas encontrados nos grandes núcleos de aglomeração populacional, o “Novo Rural” se apresenta como uma alternativa de ocupação e renda para um grande número de pessoas que sofrem com o desemprego urbano. E mesmo para aqueles trabalhadores inseridos no mercado formal urbano que se encontram pouco dispostos a arcarem com os elevados custos de moradia e transporte presentes nas metrópoles.
De acordo com VEIGA (2002) para que a análise da configuração territorial possa evitar a ilusão imposta pela norma legal, “é preciso combinar o critério de tamanho populacional do município com pelo menos outros dois: sua densidade demográfica e sua localização”.
Admite-se que tal critério estaria mais próximo do ideal de adequação territorial do que os utilizados no Brasil atualmente, especialmente quando aplicado a formulação de políticas de desenvolvimento. Nesse sentido, torna-se importante que as discussões referentes ao que seja rural e urbano no Brasil tenham um enfoque direcionado à formulação de políticas públicas, na busca de amenizar os problemas que permeiam essas realidades.

Contribuição - Thaís Lopes
Fto- blogeducacional

Comentários

  1. naum tem minha pergunta
    Qual é o espaço territorial do Brasil
    Dããã

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. que bom!!!kkkkkkkkkkkk-

      Excluir
    2. O território brasileiro está localizado, quase em sua totalidade, no hemisfério sul, mais precisamente 93% do território, e no hemisfério norte 7%. O país está estabelecido no ocidente, ou seja, a oeste do meridiano de Greenwich, além disso, é cortado ao norte pelo paralelo do Equador. Encontra-se na zona intertropical, zona temperada sul e no Trópico de Capricórnio. O Brasil compõe a América do Sul e faz fronteira com todos os países dessa porção do continente americano, exceto Equador e Chile.

      O Brasil destaca-se quanto à extensão territorial, ocupa o quinto lugar do mundo, por isso é considerado um país de dimensão continental, o espaço geográfico ocupado representa 5,7% das terras emersas do planeta, com uma área de 8.514.876,6 km2.

      Excluir
  2. Achei bem interessante, principalmente a parte sobre o 'decaimento' do êxodo rural. :D

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. mt obrigada... eu msm escrevi sem fontes... e o exodo rural contenhe-se na cidade do campo k todos os skatistas entaum na sorveteria... isso acontece com os marionetes do show d picles da aintiguidade... mais pode cre que o exod rurla ira acaba pois a poluição feita pelos mundungos serão exterminados... # beijos...linda!

      Excluir
  3. bacana, texto bastante completo.

    ResponderExcluir
  4. não gostei, porque só fala nisso? muito sem graça.

    ResponderExcluir
  5. ñ fala sobre o espaço urbano e nem o rural

    ResponderExcluir
  6. não tem a minha pergunta: Qual é o espaço territorial do Brasil

    ResponderExcluir
  7. poderia ser + resumi do

    ResponderExcluir
  8. kkkkkkkkkkkkk legal kkkkkkkkkkkkkkkkk

    ResponderExcluir
  9. que porra e sooooooooooooooooooooooooooooo

    ResponderExcluir
  10. Será que alguém pode me responder "como ocorreu e ocorre o processo de ocupação no Brasil?"

    ResponderExcluir
  11. O processo de ocupação do território brasileiro ocorreu e ocorre de forma predatória, exploratória, que começou pela parte litorânea e seguir em direção ao centro do país sempre em busca de riquezas naturais, ou seja, aconteceu de forma aleatória e sem a devida atenção para o planejamento das vilas e consequentemente da infraestrutura das cidades. Em suma, aconteceu de forma a Deus dará.

    ResponderExcluir
  12. O Brasil teve sua ocupação iniciada a partir do século XVI(1500) e não no século XV(1400).

    ResponderExcluir
  13. nossa pra tanta grosseria?? ñ tem motivo !!!!

    ResponderExcluir
  14. Pra quer tanta grosseria ??
    Ser pessoas civilizadas também é bom !!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. pra vc pd ser bom mas pra mim e uma meeeeeeeeeeeerda sua loka da net

      Excluir
  15. Professor pede uma pesquisa sobre a ocupação territorial do brasil escrito. isso e um livro

    ResponderExcluir
  16. O início da ocupação: Em 1530, com o objetivo de proteger parte da costa contra invasões estrangeiras. O rei de Portugal enviou ao Brasil uma expedição comandada por Martim Afonso de Sousa. Com ele, vieram os primeiros colonos, que iniciaram a ocupação do território em áreas da costa do Brasil.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Bom dia ou Boa Tarde?

Alguns seres classificam esta diferença entre dar um BOM DIA ou BOA TARDE levando em conta o ALMOÇO e não as horas do movimento de Rotação da Terra. Você já foi corrigindo quando desejou um BOM DIA para quem já tinha almoçado? Provavelmente que sim. As indesejadas situações onde somos corrigidos quanto as felicitações de gentileza muitas das vezes não são agradáveis. Então quando devemos desejar BOM DIA, BOA TARDE? Depende das horas e não do almoço em si. Os cronologistas não aceitam esta afirmativa. Para os cronologistas o DIA tem 24 horas, portanto, desde que você esteja dentro desse período sempre será "dia". Como será você chegar na casa do (a) namorado (a) a partir das 21:00 hs e dar um BOM DIA em plena noite? No mínimo será cogitado de doido(a) ou bêbado(a). Independente da gentileza que queira passar ou até mesmo a educação que recebeu dos pais e familiares em geral o mais adequado é que das 06:00 hs até as 12:00 hs você deve dar um BOM DIA e depois do meio dia até a…

Países de industrialização tardia.

Depois da Inglaterra, Bélgica, França e Estados Unidos foi a vez de Alemanha, Japão, Canadá e Itália a se industrializarem. Por que a Alemanha (3ª Economia do mundo) se industrializou tardiamente em relação aos países pioneiros? Sua história é marcada por guerras, destruição e reconstrução. Foi derrotada tanto na 1ª como na 2ª Guerra Mundial, foi dividida e mesmo assim conseguiu reunir forças para sair, rapidamente (30 anos) dos destroços e alcançar a 3ª posição dos países mais industrializados do mundo capitalista de hoje. O Japão foi a 1ª potência a se industrializar na Ásia. Hoje é a 4ª potência econômica do mundo. Mesmo durante a 2ª Guerra, onde foi totalmente arrasada, aprendeu que para se alcançar a meta de um país industrializado é necessário se investir em Educação para gerar capital e consequentemente comprar matéria-prima na qual não tem em seu pequeno subsolo. Este dois países deram exemplo de trabalho, dedicação, força de vontade e esperança para o mundo ao mostrar que me…

Não plante Nim Indiano

Especialistas de várias áreas, biólogos, geógrafos, pesquisadores, do estado do Ceará estão preocupados com a morte do bioma Caatinga naquele estado por conta do plantio desenfreado do Nim Indiano (Azadirachta). indica A. Juss.

Estes especialistas defendem esta tese com base em observações in locus nestes últimos 10 anos.

A região de Inhamuns, sudoeste do estado do Ceará, está sofrendo com a proliferação do Nim Indiano - planta exótica oriunda da Índia. 

Invés de plantar árvores nativas da Caatinga, a população em geral e o Estado estão preferindo o Nim. 

..."a espécie Nim se alimenta dos microrganismos da terra, é repelente natural de proporções desastrosas para a fauna e a flora, tem poder extraordinário de reprodução que já está sem controle, é árvore invasora, é abortivo natural que já ocasiona danos na região", explica Jorge de Moura, secretário executivo do Pacto Ambiental da Região dos Inhamuns (Parisc).