"Se eu fosse Prefeito"

Com este título o economista Gustavo Ioschpe escreveu um artigo na revista Veja, edição 2302 do dia 02 de Janeiro de 2013.
Na oportunidade o economista mostra algumas medidas estratégias para melhorar a educação em nossos municípios, entre as medidas, foram citadas:
* Forjar Alianças;
* Intervir no que acontece no dia a dia das salas de aula;
* Fazer monitoramento constante e intervenção rápida;
* Ter diretores qualificados em todas as escolas;
* Focar a alfabetização e;
* Criar e comunicar expectativas altas - para todos.

Caso fosse eu o prefeito de nossa cidade teria sido mais técnico e menos político na escolha dos novos dirigentes educacionais de nosso sistema maltratado por anos afins.
Tempo ao tempo! Se quer trabalharam para haver críticas às suas atitudes, decisões. Certo. Está mais do que certo.
Aqui estou não para criticar, mas para dizer que a EDUCAÇÃO de Esperantina precisa ser bem mais observada, e de perto, desde a Secretaria até o funcionamento em sala de aula, seja aqui no espaço urbano seja no rural.
Nada de salto alto, nada solidão, nada de vaidade.
Gostaria de focar, entre as medidas acima citadas, sobre: TER MAIS DIRETORES QUALIFICADOS EM TODAS AS ESCOLAS.
O gestor anterior aprovou a Lei que regulamento a eleição de diretores para todas as escolas do município. Neste caso nada de ação política nestas eleições. Pelo menos deveria ser assim. Gustavo Ioschpe diz que além de escolha através de eleições, os pretendentes à Diretor de uma escola deveria passar por um texte técnico, ou seja, escrito, para avaliar os conhecimentos do mesmo. Depois de aprovados no texto os candidatos iriam para a eleição.
Já pensaram na oportunidade da comunidade escolar de nossa cidade escolher equipe Pedagógica da Secretária de Educação? Acredito que nem a metade desses quase 30 agentes pedagógicos não ficariam no cargo.

Vocês já estiveram do outro lado e faziam críticas para valer. O que irão fazer de melhor e diferente para saímos da merda? Quais os planos? Por onde começar?

Que Deus e o trabalho sério estejam conosco.

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.