Horário Inconveniente.


Qual a melhor hora para se limpar a casa? Certas donas de casa costuma limpar suas casas só depois do almoço. Outras já limpam cedinho do dia para ir fazer o banquete do meio dia em um ambiente mais limpo.

E quando é a hora mais oportuna para se coletar (limpar) o lixo das portas dessas donas de casa ou mesmo de alguns estabelecimentos comerciais em uma cidade qualquer do nosso país? Os mais simplistas podem dizer que o importante é limpar independente da hora. Em parte discordo dessa última afirmativa. 

Os incisos I e V do art. 30 da Constituição Federal estabelecem como atribuição municipal legislar sobre assuntos de interesse local, especialmente quanto à organização dos seus serviços públicos e aqui sendo mais específico quanto à limpeza urbana.

Em alguns cidades que já visitei a coleta lixo público se faz na parte da tarde, em outras na parte da noite. Durante a tarde, devido nosso clima ser muito quente, não acho oportuno fazer esta limpeza, pelo menos não por completo.
Pelo que observo a limpeza pública de algumas ruas de Esperantina é feita em 3 dias da semana. Até aqui beleza. No entanto esta limpeza, em algumas ruas da cidade devido a grande circulação de automóveis em certos horários da manhã, deve mudar de turno (manhã) para o da tarde ou mesmo da noite com o intuito de não atrapalhar quem precisa chegar no horário correto tanto ao seu trabalho como aos seus estudos.

Nosso 'trânsito' já é estagnado como todos bem sabem. Caso não haja planejamento e organização entre os setores da municipalidade a vida de nossos cidadãos só tende a piorar, pois para tudo há um horário conveniente até mesmo para se fazer uma faxina.

"Sou o que eu penso, para vocês, sou o que eu transmito".


Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.