Consumo exagerado é grande questão ambiental

Foto:examebrasil

Geógrafo da USP diz que é necessário mudar hábitos para que a tensão não vire conflito.

Se os padrões atuais de consumo e de exploração de recursos naturais se manterem, precisaremos de, pelo menos, mais um planeta igual para viver. Isto é o que diz o relatório Planeta Vivo 2012 – A caminho da Rio+20, divulgado em maio pela ONG WWF.
Para o geógrafo Wagner Costa Ribeiro, professor do Programa de Pós-Graduação em Ciência Ambiental (PROCAM) da Universidade de São Paulo (USP), é necessário desacelerar o consumo exagerado e contínuo, além de repor a base material da reprodução da vida e a matéria-prima.
O estudo da WWF estima que utilizamos, todos os anos, 50% a mais dos recursos naturais que o planeta pode oferecer.
“O nosso planeta e o nosso mundo estão vivendo hoje o melhor dos tempos e o pior dos tempos. O mundo vive uma prosperidade inédita, enquanto o planeta está sob uma pressão sem precedentes”, diz o início do relatório Povos Resilientes, Planeta Resiliente – Um Futuro Digno de Escolha, do Painel de Alto Nível do Secretário-Geral das Nações Unidas, divulgado em maio.
“No século 21, deve ser feito um esforço para corrigir a degradação ambiental do século 20”, disse durante coletiva de imprensa no Instituto de Estudos Avançados (IEA) da USP. E completou: “As principais metas para a Rio+20 devem ser água limpa, solo adequado e a diminuição do consumo.”

Texto base: exame.abril

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.