Direitos Humanos, você tem?

Para entendermos com facilidade o que significa direitos humanos, basta dizer que tais direitos correspondem às necessidades essenciais da pessoa humana. Trata-se daquelas necessidades que são iguais para todos os seres humanos e que devem ser atendidas para que a pessoa possa viver com a dignidade que deve ser assegurada a todas as pessoas. Assim, por exemplo, a vida é um direito humano fundamental, porque sem ela a pessoa não existe.
Hoje a vida está valendo pouco por conta que o homem dar mais valor às questões materiais.



Então a preservação da vida é uma necessidade de todas as pessoas humanas. Mas, observando como são e como vivem os seres humanos, vamos percebendo a existência de outras necessidades que são também fundamentais, como a alimentação (estão vendendo milho lá cima do morro?), saúde (está tendo mesmo uma fiscalização em nossa saúde?), moradia (os dois novos bairros estão recebendo as infra estruturas adequadas?), educação (o novo secretário está perseguindo algum profissional da pasta?) e tantas outras coisas.

Não é difícil reconhecer que todas as pessoas humanas têm essas necessidades e por esse motivo, como todas são iguais - uma não vale mais do que a outra, uma não vale menos do que a outra -, reconhecemos também que todos devem ter a possibilidade de satisfazer aquelas necessidades.

Um ponto deve ficar claro, desde logo, a afirmação da igualdade de todos os seres humanos não quer dizer igualdade física nem intelectual, nem psicológica. Cada ser humano tem sua individualidade e deve ser respeitado por isso. Assim, também os grupos sociais têm sua cultura própria, que é resultado de condições naturais e sociais.

Que a vida seja feita sem desigualdades de raça, etnia, social, cultural, econômica, linguísticas e qualquer outra.
Só assim viveremos melhor.

Fto - dhnet.org

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.