Quais são as suas Propostas Themistocles Filho?

Faltando pouco mais de 10 dias para mais uma eleição, O Blog Espaço Geográfico decidiu fazer uma seção de questionamentos indiretos, pois não haverão respostas, através do quadro denominado "Quais são as suas Propostas" para os principais candidatos que almejam ganhar votos dos esperantinense e consequentemente nos governar.
Com o intuito de esclarecer algumas questões relacionadas às 'propostas' dos candidatos, este espaço espera democratizar um pouco mais este pleito.

De acordo com o sorteio feito pela equipe editorial desse blog, formada apenas por mim (rsrsrsrs), o primeiro candidato a receber os questionamentos é o Deputado e por isso candidato à releição, Themistocles Filho (PMDB). Os próximos serão Limma (PT) e Jannaína Marques (PTB).

As perguntas também foram feitas pela equipe editorial desse "sincero" Blog.

Senhor candidato, primeiramente agradeço pela atenção e espero, em nome da população esperantinense, que você possa responder nossas perguntas.


O pensador Aristóteles uma vez citou, em seu livro "A Política"  uma frase de Iáson que dizia: "sinto faminto quando não estou no poder" referência esta que exprimia não saber viver como um homem simples. Tomando esta frase começo minhas perguntas dizendo: 

- Candidato Themistocles você saberia viver como um simples homem caso não vença estas eleições depois de quase três décadas no poder?
Dando continuidade, como eu disse, você está no poder deste 1986, no momento você é o presidente da Assembleia Legislativa do Piauí, acredito eu, pela terceira vez consecutiva, agora pergunto:
- você não acha pouco o que Esperantina tem hoje em dia em relação a tanto tempo que você e sua família está no poder estadual e federal?
- Quais são as suas propostas para cultura de nossa cidade para os próximos 4 anos? Teremos emenda para a construção de um novo Teatro? Ganharemos um Cinema? Esperantina contará com oficinas de músicas, danças e a realização de um festival junino como antigamente? O que achas sobre um Museu para preservar nossa história, nosso passado? Teremos ou não emenda independente de quem esteja governando Esperantina?
- Em seu plano de governo existe alguma emenda para o esporte? Você acha correto termos apenas competições de futsal? O estádio de futebol sai ou não sai de sua boca como forma de promessa? Apesar de que não temos nem mesmo um trânsito de respeito, mas não achas que deveríamos ter ciclovias? O nosso rio Longá poderia ser utilizado como praça de eventos esportivos. Já pensou nisso? Estas promessas de governo só serão realizadas caso você, antes de tudo, vença as eleições e tenha na prefeitura um aliado partidário ou não?
-
- quanto aos 'DAS', muitos sabem que você, utilizando as regalias parlamentares, distribui, bem como os outros deputados, para muitos cabras eleitorais esperantineses. Estes 'DAS' tem algum retorno produtivo para a sociedade esperantinense? Você concorda em acabar com estas regalias bem como a diminuição dos altíssimos salários dos atuais deputados? Você foi contra a diminuição da quantidade de deputados estaduais na Assembleia. Por quê?
- Senhor deputado, você é dono ou mesmo sócio de alguma empresa privada no Piauí? Caso sim, esta (s) trabalha (m) para o atual governo estadual?
-
- Caro deputado, tendo como foco agora a educação, questionamos: porque a Regional da Educação não é na sua cidade natal? O projeto de trazer a UFPI é seu ou é do PT? Você não concorda com eleição para a escolha do Chefe maior da Coordenação de Educação Estadual em nossa cidade? Todos sabem que é você que escolhe esta chefia, e infelizmente utilizando apenas critérios políticos, onde ficam os critérios técnicos? O chefe da regional da educação também é escolha sua, e recentemente o mesmo deu um verdadeiro vexame ao agredir alunos da rede estadual na cidade Barras. Para quem ganha mais de 10 mil reais pro mês, você acha correto uma atitude dessa? O que irá fazer para isso não acontecer? Quanto à Escola Técnica em nossa cidade, é de sua autoria ou novamente é de deputados do PT? Por que a empresa responsável pela limpeza do precário pólo da UESPI em nossa cidade é a LIMPEL? Vai ajudar à erguer a Biblioteca municipal?
-
- Saúde: estamos velho de ver que em toda véspera de eleição, o doente hospital de Esperantina passa por revolta, começa a receber vários médicos especializados, no entanto, quando termina as eleições, estes serviços de prioridade para sociedade, desaparecem. Você sendo o maior diretor do nosso hospital, porque isso acontece? As empresas que fornecem materiais de apoio para o hospital passam por licitação? E quais são estas empresas? São daqui mesmo de Esperantina? E os médicos e enfermeiros, ditos doutores, são contratados por meio de concurso ou apenas por indicação sua? Você não fica donte em saber que existem pais de família indo para o hospital de Esperantina à Meia Noite para conseguir uma consulta médica somente a partir das 6:00 hs da manhã? Você não teria como treinar os recepcionistas do hospital para tratar os inúmeros pacientes como seres humanos que são? As academias pararam somente por que você já anda mais o governante municipal?
-
- Trânsito: apesar de que você pouco anda de carro em nossa cidade, com exceção nesta época de eleição, não achas inadmissível uma cidade com o porte de Esperantina não ter sequer um semáforo, mesmo sabendo que muitos jovens estão perdendo suas vidas devido a falta de fiscalização e rigor por parte dos órgão estaduais competentes da área na qual você tem total comando, exemplo disso é CIRETRAN? Apesar de que o trânsito em Esperantina agora é de responsabilidade municipal, o que você como legislador estadual pode fazer para organizar este caótico problema urbano? Você é favou do uso de capacete? Deve ter blitz em nossa cidade. O que fazer para diminuir os pau-de-araras que carregam nossos agricultores toda semana para a sede do município?

- Fale um pouco sobre suas propostas para o Meio Ambiente. Tem planos de substituir a Penitenciária pela Regional de Educação? A BR 222 está servindo apenas para ganhar votos ou ela sai mesmo do papel? O turismo será reconhecido por você caso vença pela quase milésima vez? A estrada que liga nossa cidade ao fundado Parque Ecológico Cachoeira do Urubu praticamente não existe. Irá, novamente, fazer-la utilizando apenas cascalhos e pó de café, pois asfalto mesmo parece ser desviado sei lá pra onde?
-
Infelizmente nosso tempo acabou. Só para finalizar: quem está bancando sua campanha e este seu sorriso é verdadeiro ou é falso?
-

Deixe suas considerações finais senhor candidato Themistocles Filho e de já agradecemos sua atenção. E para falar a verdade, lhe considero o maior político partidário do Piauí por saber fazer aliança, mesmo assim esperamos que se aposente este ano e ainda mais com salário de professor. 

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.