Não é falta de chuva que deixa Rio Longá seco

Longe disso.

As dracas contribui para a retirada de sedimentos depositados no leito do rio. Por outro lado contribui para a poluição dos rios devido os combustíveis jogados nos mesmo durante a realização do transporte dos sedimentos. Além de promoverem o desmatamento da mata ciliar que tanto protege os rios.

A retirada de pedras (fragmentos de rochas) do Rio Longá, na zona urbana de Esperantina, para a construção civil pouco tem feito para o assustador momento pelo qual nossa riqueza hídrica está passando.
Esta retirada de pedras (fragmento de rochas) é muito relatada pelos mais velhos que presenciaram, durante a década de 1980, tal episódio.
A situação pela qual o Rio Longá passa, a cada ano o nível das águas diminui, está estritamente ligada às novas atividades econômicas desenvolvidas pelos abastados de Esperantina e região que fazem parte da "rede hidrográfica" do Longá.

Esta foto acima o que lhes provoca como seres humanos?
O que esta foto realmente nos diz?

Esta foto foi feita há dois dias. E pelos próximos anos a tendência é piorar.

Ainda não houve o corte do Rio, quando o rio é cortado de ponta a ponta. De perene, em breve, passará a ser temporário. De temporário a um EX RIO.

O(s) problema(s) aqui descrito não é o esquecimento de São Pedro muito menos do Papai celestial - Deus, em não mandar mais chuva.
Logo as chuvas virão. E as águas dela irão para onde?

Para a criação de peixes em açudes particulares.
Irão também para barragens, também, particulares, onde estas são usadas para fins financeiros de abastados de famílias tidas tradicionais de nossa região.

Irão também deixar de se infiltrar no lençol freático pela exacerbado desmatamento feito pelos donatários de terras que estão pondo em vendas seus 'lotes' absurdamente caros.

Em suma, muitos rios afluentes do Longá estão morrendo ou já estão mortos por conta do desequilibrado ambiental provocados pelo egoísmo humano (econômico) em obter milhares de reais mesmo que nem mesmo seus filhos possam desfrutar de uma vida de qualidade por falta de água nos próximo anos.

Então por favor não me digam mais que a falta de chuva está fazendo o Rio Longá ficar seco e coisa e tal.

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.