A transformação de professor em diretor escolar

É antiga, mas é válida, neste e em muitos outros casos, a frase a qual se refere ao poder nas mãos dos coitados humanos que tem como futuro a morte: "dê poder ao homem, e descobrirá quem realmente ele é".

A hierarquia se faz necessária em qualquer estabelecimento seja ele privado ou público.
Mas não é preciso ser radical tal mudança, principalmente quando esta mudança diz respeito a tudo que você não era antes de receber um cargo acima daquele que você desempenhava outrora.

Um simples lavador de pratos pode um dia ser gerente, uma faxineira tornar-se uma executiva de uma rede de hotéis, um gari ser professor e um professor a ser um diretor.

Temos muitos exemplos de sucesso na vida trabalhista.

E o que falar desse último exemplo?

Para ser diretor escolar ainda não existe uma Lei especifica para tanto, pelo menos a nível nacional. O que temos são recomendações do MEC - Ministério da Educação e Cultura - no que se refere aos critérios mínimos para ocupação do cargo.

Estados e municípios pelo Brasil afora já adotam em seus planos de carga e carreira algumas normas, mas infelizmente nem sempre são seguidas.

Porque o cargo ainda é de confiança da gestão. Dessa forma, fica fora de cogitação concurso para escolha de diretor escolar.

Dessa forma, cargo de confiança, o professor que se torna diretor, em sua maior parte, começa suas funções já com os pés atrás e mãos amarradas no que diz respeito a ter autonomia, juntamente com seu corpo de docentes, e claro, para resolver os inúmeros problemas que uma escola tem.

Para agradar seus superiores, as ordens não devem ser desrespeitadas, mesmo que a realidade da escola, e nós sabemos que cada escola tem suas peculiaridades, não condiz com as regras que são feitas nas secretarias de educação.

A justificativa de não ouvir/acatar, muitas das vezes, os clamores da comunidade escolar é de que "a secretária de educação/prefeitura municipal "mandou" que seja assim", etc, etc, etc.

Invés de ajudarem os colegas de trabalho - professores - e principalmente os alunos, diretores por indicação passam a olhar apenas para seu próprio umbigo a ponto até mesmo de ganhar inimigos entre os colegas de profissão.
Não lembro que o cargo é passageiro. 

Que pena que isso ainda aconteça em pleno século XXI!

Fto - agentedaserra 

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.