Fascismo

O Fascismo é um regime de governo altamente nacionalista e autoritário que teve grande relevância na Europa no século XX.

Na Itália, o regime fascista foi estabelecido após a Primeira Guerra Mundial sob o comando de Benito Mussolini, que governou de 1922 a 1943.
Na mesma época, os ideais fascistas serviram de base para o surgimento do Nazismo na Alemanha.

Com ideias altamente contrárias ao Liberalismo, marxismo e anarquismo, o Fascismo é classficado com um Regime de Extrema-DIREITA marcado por um Governo Ditatorial e Militarizado.

Oito principais características que definem esse tipo de governo.

1 - Valoriza o Nacionalismo.

Os regimes fascistas valorizam de forma intensa o sentimento de nacionalismo. Assim, é comum que os governantes fascistas utilizem, de forma exacerbada, propagandas nacionalistas através de lemas, símbolos, músicas e bandeiras.

2 - Totalitarismo e Corporativismo
O Fascismo estabelece um governo totalitário que exerce o controle absoluto dos direitos dos cidadãs, seja no contexto político, cultural ou econômico. Além disso, o governo incita o corporativismo entre todos os setores da sociedade com o objetivo de criar um 'Estado Orgânico".

3 - Ênfase no Militarismo
Nos regimes fascistas a polícia é altamente militarizada e possui ampla autonomia para lidar com problemas internos e domésticos que normalmente não necessitam de participação militar.

4 - Obsessão com a Segurança Nacional.
São propagados discursos de terror para causar um sentimento de insegurança e paranoia na população, que busca se unir para lutar pela mesma causa. 
Assim, o Fascismo utiliza o medo como instrumento de motivação.

5 - Desprezo pelos Direitos Humanos
Nos regimes fascistas, o desprezo pelos direitos humanos é transmitido para a população, que passa a ser CONIVENTE com práticas como execuções, torturas, prisões arbitrárias, etc.

6 - Desprezo por Intelectuais e Artistas
Considerando que os governos fascistas possuem o apoio da população, aqueles que não se adequam aos ideais da nação são abertamente hostilizados.

7 - Controle da Mídia e Censura.
Afim de manter a integridade do sistema, os regimes fascistas tendem a controlar os meios de comunicação. Por vezes, o controle é exercido diretamente pelo governo e, em outras, a mídia sofre regulação indireta. De qualquer forma, a censura a ideias contrárias ao regime é comum.

8 - Usa a Religião como forma de Manipulação.
Tanto na Alemanha quanto na Itália o Fascismo, nos primeiros anos, disputava a devoção das pessoas com a Igreja. No entanto, os dois governos resolveram utilizar a religião a seu favor para manter os ideais da população alinhados e reunir mais seguidores. 
Dessa forma, os fascistas passaram a traçar paralelos forçados entre preceitos religiosos e ideologias políticas para manipular as pessoas.


Aqui estão algumas considerações sobre o Fascismo.
Não estranha o que estamos passando no Brasil de agora. 
Contribuições do site "significados".   

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.