Renovação de Carteira Nacional de Habilitação em Esperantina está dando o que falar
Para andarmos de veículos automotores em qualquer parte do território brasileiro é Lei que nós tenhamos uma CNH - Carteira Nacional de Habilitação.
Independente do trânsito, qualquer condutor precisa ter uma CNH.
E depois que nós conseguimos "tirar" uma CNH, a cada 5 anos se faz necessário renová-la.
Depois de vencida, ainda temos 30 dias para renová-la. Caso contrário poderemos sofrer algumas multas. Aqui no Piauí pode chegar a R$ 191,54.
E para renová-la, o que é preciso?
Estamos no Brasil, portanto, vai depender de qual cidade ou estado em que você estiver.
Se estiver em Esperantina pode acontecer você pagar mais caro que o normal.
O padrão seria você se dirigir até a 13ª CIRETRAN na avenida Petrônio Portela levando alguns documentos: comprovante de endereço, documento original (pode também ser a CNH antiga) e lá você fará o recolhimento da nova foto que irá para a nova carteira.
Além disso deverá receber o boleto de renovação da CNH, pagá-lo, voltar à 13ª CIRETRAN para dar continuidade ao processo. Os responsáveis na 13ª CIRETRAN marcará o dia e o local para os exames. Em nossa cidade os exames ultimamente têm sido feitos na Clínica Dr. Lisboa.
Até aqui tudo bem. Estamos dentro do padrão para renovação.
A questão é que ultimamente não tem acontecido dessa forma, pelo menos é o que relata alguns condutores que vieram até nós para relatar esse desvio de conduta para a renovação de suas carteiras de habilitação.
Com receio de serem perseguidos, os mesmos decidiram não se identificarem.
O que estava acontecendo é que os condutores que precisavam renovar as carteiras ao chegarem à 13ª CIRETRAN de Esperantina eram informados que a mesma não estavam emitindo os boletos de renovação. Dessa forma eram direcionados a irem à Auto Escola onde o condutor tinha feito todo o processo de retirada da CNH para obterem tal boleto.
E lá chegando estavam sendo informados de que eram precisos pagar uma taxa de R$ 150,00 a mais.
Os condutores acharam estranho pagar esse valor a mais. Alguns condutores chegaram a pagar, infelizmente não é mesmo?
Procuramos a 13ª CIRETRAN para sabermos sobre fato. Fomos informados que a mesma já está novamente emitindo os boletos e que os condutores não precisam mais ir até às suas respectivas auto escolas.
Para andarmos nessas ruas emburacadas, sujas, sem ordens já é difícil, imagine termos ter que pagar um valor absurdamente alto somente para estarmos dentro das normas federais.
Fto - transportedigitalnews
Nenhum comentário: