"Não me chame de cangaceiro"
Cabra da peste é este que não leva em conta as condutas sociais e políticas de bom convívio tomando como referência as três primeiras décadas do século XX.
Se você for ao Japão poderá ser chamado de Samurai?
E se for à Alemanha deve ser comparado a um Nazista?
E ao Paquistão, Irã, Iraque e Afeganistão de Terrorista?
Poderá você ser chamado de Guerrilheiro somente por ter indo conhecer a Colômbia?
De Lorde inglês por ter indo à Inglaterra?
O que falar de alguém que foi conhecer o Sertão Nordestino e ter recebido carinhosamente o "título" de cangaceiro?
Depende não é mesmo.
Por um lado os cangaceiros são tidos como terroristas/guerrilheiros do início do século passado. Isso vai depender de quem conhece a história e da estratificação social na qual vivem hoje.
Olhar por outro lado, os cangaceiros eram tidos, ou ainda são, como heróis de um povo sofrido, independe da condição social em qual viviam, perante as mazelas dos coronéis e políticos daquela época.
No entanto, ser chamado de 'cangaceiro' não é sinônimo de maldade quando esta comparação se refere apenas, e tão somente, pelo fato de que o "lugar" visitado "deportou" ao Piauí o velho historiador após de um breve período de férias e conhecimento in locus de tal "cangaceiro" rebelado somente por achar que sabe mais do que os outros.
A forma de falar tem inúmeras facetas da mesma forma que a interpretação de tal fala varia de acordo com os interesses de cada um ou pelo menos da situação de momento de quem recebe tal "comparação".
Cangaceiro ou não, muitas das vezes a vida faz de nós heróis ou vilões pelo simples ato da conduta de cada dia.
Fto - mercadolivre
Nenhum comentário: