Palestra: Uma Análise do Crescimento Econômico de Esperantina no período 2002 e 2016

O produto social/econômico Rockhud Araújo chegou ontem (sábado - 27-04) em sua Terra Natal - Esperantina-PI - para mostrar a todos os seus conterrâneos, que queiram participar de sua Palestra intitulada: "Uma Análise do Crescimento Econômico de Esperantina no período 2002 e 2016 - Considerações e Perspectivas" que acontecerá amanhã (29-04) no Auditório do Centro Estadual de Educação Profissional Leonardo das Dores (Bairro Bernardo Rego), o valor da educação.

Rockhud Araújo se formou, com mérito, na Universidade Federal do Piauí na cidade de Parnaíba em Ciências Econômicas depois de fazer seus primeiros cálculos da vida educacional na própria instituição onde irá palestrar amanhã a partir das 09:30 hs.
Hoje formado, esse pequeno brilhante homem irá analisar se nossa querida cidade de Esperantina ficou apenas no crescimento econômico ou junto com este 'crescimento' houve também um desenvolvimento econômico.

Para Economia, e também para a Geografia, crescimento econômico é o aumento do Produto Interno Bruto (PIB), ou seja, uma elevação da produção da região estudada/analisada. O PIB é calculado através da soma de todos os produtos e serviços finais de uma região por um determinado tempo.
Enquanto desenvolvimento econômico está relacionado a melhoria do bem estar da população.

E como se mede este desenvolvimento? Através de indicadores de educação, saúde, renda, pobreza, etc.

IDH (Índice de Desenvolvimento Humano) é o mais completo atualmente.

E Esperantina, atualmente, de acordo com o IBGE tem um IDH 0,605 (está na média).

O PIB per capita (2016) de Esperantina é R$ 8.328,00, portanto, é como se cada um dos esperantinenses ganhasse mais de 8 mil reais mês/ano.
É evidente que este dado não condiz com a realidade da maior parte dos esperantinenses.

Outra informação é de que Esperantina tem 86% de receitas oriunda de fontes externas (2015).
Esta situação, bem como outras, fazem de nossa cidade a 55ª mais produtiva do estado. Muito pouco.

Se houve crescimento econômico de 2002 a 2016 (basicamente período em que o Brasil foi governado por um partido de esquerda) não podemos afirmar, mas desenvolvimento econômico para as massas não houve.

O jeito é esperar pela Palestra do meu colega economista Rock Araujo para tirarmos nossas conclusões sobre o passado, o presente e as expectativas para o futuro econômico de Esperantina.

Venha você também, vamos participar!

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.