Em quem os servidores públicos de Esperantina devem votar?


Cada um dos servidores públicos de nossa querida cidade de Esperantina deve fazer uma profunda reflexão sobre em que vão votar nas próximas eleições.


Seja da educação, seja da saúde, as duas principais pastas com maiores contingentes de servidores, ou mesmo qualquer outra secretaria deverá observar o comportamento seja dos pré-candidatos seja de seus respectivos partidos no trato com a classe trabalhista municipal.


Estamos próximos de escolher os futuros dirigentes que irão pautar os ganhos e as perdas dos atuais e dos futuros servidores municipais de Esperantina.

Vivemos uma onda de "perseguição" aos direitos dos servidores. As reformas que estão sendo feitas e as que há de vim pela frente sempre estão mirando, principalmente, o funcionalismo público.


Os políticos fazem suas cagadas e a conta chega na porta dos funcionários públicos, muitas das vezes taxados como profissionais cheios de regalias.


É bem verdade que os quatro pré-candidatos de Esperantina nenhum já teve cargo eletivo, portanto não podemos fazer um julgamento pelos atos até porque serão novatos na função.


Por ordem alfabética, veremos agora como cada partido e seus componentes humanos tratam os servidores públicos.


MDB


É de conhecimento de todos que o líder político desse partido fez um vídeo, amplamente divulgado em todo estado, dizendo que funcionário público trabalha pouco, pois trabalham até sexta feira e não levam trabalho para casa, enquanto os políticos é que são trabalhadores, pois trabalham de domingo a domingo. Devido a reforma da previdência, este líder ajudou a aprovar o aumento de imposto (alíquota) dos servidores do estado do Piauí.

Além disso, percebemos nessa pré-campanha como estão agindo para com alguns servidores da cidade. "Parece" uma "perseguição" antes mesmo de terem a caneta do Executivo na mão. Isso é muito perigoso. Uma aliada desse grupo chegou a dizer que quando assumir determinada secretaria, caso seu grupo vença, irá colocar cada um (servidor) em seu devido lugar. E assim por diante. Sem falar que a pré-candidata não conhece a realidade dos servidores locais, conhece apenas seus servidores privados.


PT


Quem conhece de perto sabe que a gestão petista costuma querer saber cada passo, cada palavra/frase que os servidores falam sobre política local. Parece uma intimidação. Porém, a pré-candidata pelo menos é uma professora (servidora) aposentada. Tem tudo para ser boa, caso vença, para os servidores da educação. Além de servidora aposentada, tem conhecimento de servidores privados. A líder desse grupo quer aumentar a alíquota dos servidores municipais em obediência à reforma da previdência.


PSDB


Infelizmente este partido se juntou ao PSL, partido este que elegeu o responsável pelas reformas (entre elas a da Previdência) que estão "massacrando" os servidores. 

O pré-candidato também tem conhecimento de servidores privados.


Republicanos


O partido faz parte do Centrão, centrão não tem preocupação com os mais fracos (servidores). Só quer saber de se dar bem. Isso é perigoso. Nesse grupo tem dois ex-prefeitos. Estes foram bons para o funcionalismo público em seus respectivos mandatos? Os dois cabeças desse grupo são jovens e por isso podem ser facilmente influenciados pelos seus líderes. 



O importante é analisar nessa conjuntura política que a nós é apresentada é se os servidores terão garantias, se seus direitos serão cumpridos, se não haverá perseguição política, religiosa, pessoal, se haverá atrasados em seus salários, se haverá congelamento de salário e tantos outros empecilhos que possam atrasar ainda mais a vida dos servidores e seus familiares.


E como descobrir se algum desses pré-candidatos irão se comportar contra os servidores?

Primeiramente devemos ser céticos quanto às suas promessas de hoje. Os seus planos de governo irão nos dar um norte. Só em ser políticos, devemos duvidar. Depois devemos verificar seu perfil histórico em defesa dos servidores. Não só dos pré-candidatos, mas também de seus líderes que estão por trás dessa campanha.  Os quatro pré-candidatos são empresários, portanto, qual sua relação com seus funcionários?


Esperantina, vamos abrir os olhos. Deixemos nossas paixões partidárias de lado e vamos ter um VOTO consciente baseado em critérios técnicos e profissionais.


"Posso não concordar com nenhuma palavra que você diz, mas defenderei até a morte o direito de dizê-la" - Voltaire.

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.