Estratégica de políticos é culpar os outros pelos seus erros

"Quando dar certo, os responsáveis são os jogadores. Quando dar errado, o culpado é o técnico". Essa é uma retórica do mundo do futebol.

Saindo desse campo, literalmente, e adentrando a um novo campo - o da política -, a bendita retórica é um pouco inversa - "quando dar certo, o responsável é o técnico, quando sai errado, os responsáveis são os jogadores".
Nessa última retórica, o técnico seria o prefeito(a), governador(a) ou presidente da república. Os jogadores seriam a população, as empresas, outros países ou algum acontecimento natural.

Reconhecer os próprios erros são para poucas pessoas. As responsabilidades dos agentes públicos, ditos os reis do Estado em nome da solução dos inacabados problemas econômicos e sociais, não são compartilhadas de forma serena por aqueles que o detém.

Os erros do passado não são justificativas para os erros de agora. Os políticos de agora, para fugir de suas responsabilidades pelas quais se comprometeram ao assumir o cargo, usam da estratégica de culpar seus antecessores, a natureza, as empresas contratas por seu próprio governo, etc., quando acontece algum desvio de conduta quanto às políticas públicas voltadas à população.

Vocês já assistiram algum político pedir desculpas pelo seus erros? Acreditamos que não.
Sabem porque os políticos não fazem isso? Porque eles se acham acima do Poder, da Legislação. Se comportam como Reis Absolutos, detentores da divindade na Terra.
Ao assumirem suas limitações, seus erros, suas responsabilidades de não ter feito o correto, poderão estar demonstrando fraqueza, ineficiência ou mesmo igualdade de mortal.

Segurança - E o governo passado?
Meio Ambiente - e governo passado?
Iluminação pública - a empresa contratada é a culpada
Educação - e o governo passado?
Transporte escolar - a culpa é a estrada
Habitação - a culpa é do vento e das chuvas
Saúde - a culpa é a vacina
A falta de governabilidade - os culpados são a Guerra, a China, meus ministros, meus secretários.
Por que fui preso(a)? - a culpa é do judiciário.

"Eu sou o que penso, para vocês, sou o que transmito" - MKeliton

Fto - amenteemaravilhosa

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.