Boi de pano esquecido
O bumba meu boi - ou boi de mamão ou boi de pano - é uma manifestação artística e popular do folclore brasileiro.
É reconhecido como Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura ((UNESCO), e como Patrimônio Cultural do Brasil, pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN).
Devido a festa ter origem negra, o bumba meu boi já passou por perseguições das elites nordestinas e da polícia, sendo, inclusive, proibido de 1861 a 1868.
A lenda de Catirina não pode morrer.
Esperantina hoje conta com aproximadamente um Boi de Pano - o Boi de Pano do Doquinha (morador do bairro Nova Esperança).
Este boi, nessa época do ano, faz a alegria da criançada, seja de quem participa do boi ou de quem o assiste.
Praticamente em todas as manifestações juninas da região o Boi de Pano do Doquinha é convidado a participar.
Tendo que custear todo o material e também o deslocamento, o Boi de Pano do Doquinha infelizmente é muita das vezes impedido de participar dessas manifestações juninas, em especial quando é distante do bairro onde reside.
Infelizmente o poder público, através da secretaria de cultura da cidade, tem dado pouquíssima ou nenhuma ajuda ao grupo, ao qual pode ser o último dos últimos bois de pano da região.
Que esta tradição da cultura nordestina não acabe por falta de reconhecimento privado e principalmente público.
Esperamos que pelo menos este Boi de Pano se apresente no 2º São João da Esperança, pois só Magníficos e Lagosta Bronzeada não são suficientes para caracterizar uma festa junina.
"Só sou responsável pelo o que digo, não pelo que você entende" - Renato Russo.
Fto - pinterest
Nenhum comentário: