Dos que subiram o "morro", só uma ganhou

Uma escolha, uma sentença, uma cabeça.

Seria maldição? Não. Nesse caso não acreditamos nisso.

Mas, é fato que estes cinco agentes políticos de nossa cidade - Regina Silva, Epaminondas Albuquerque, Zé Germano, Domingos Luís e Manoel Filho - estiveram ao lado PT durante a gestão da ex-gestora municipal Vilma Amorim - de 2014 a 2020.

É importante destacar que talvez um dos cinco não esteve desde o início ao lado da ptista durante o referido mandato.

Mesmo assim, de 2016 a 2020 os cinco se fizeram presentes na administração da cidade ao tempo que construíram uma gordura política de destaque.

Em 2020, Manoel Filho não conseguiu se reeleger. Culpou o partido pelo qual saiu candidato (PC do B) e Regina Silva não conseguiu êxito.

Domingos Luís e Zé Germano se reelegeram às custas da ajuda do governo municipal do PT.

Já Epaminondas Albuquerque só ganhou, e ganhou muito bem sendo o mais bem votado, devido a mão do PT de Vilma Amorim e Francisco Lima.

Já ouviram falar que há advogado de porta de delegacia? Pois é, do mesmo jeito há vereador de porta de prefeitura. Uma vez o vereador Bebé Vitória nos falou isso.

Logo que a candidata de Vilma Amorim - Jesus Sampaio - perdeu as eleições em 2020, as articulações políticas de sobrevivência, pelo menos na mente de muitos agentes públicos eletivos, começaram a fazer parte do imaginário politiqueiro local.

Não deu outra.

Por incrível que pareça, os cinco políticos partidários escolheram "subir o morro" - expressão política usada em Esperantina para quem vai para o grupo político do MDB.

MDB sempre foi adversário político do PT na cidade, pelo menos nos últimos 24 anos.

De imediato, os cinco foram para o lado de quem tinha vencido as eleições em 2020 e, portanto, teria 4 anos de governo municipal.

Escolheram os maiores adversários locais. Passaram 6 anos politicamente atacando os mdbistas. Na primeira oportunidade, se aliaram a eles.

Veio às eleições de 2024 e tivermos a chance de tirar a prova dos nove. A politica não deixa de ser uma matemática, um cálculo Em especial a quantidade de votos nas urnas.

Dos cinco que subiram o 'morro', apenas aquela que teve ajuda direta da atual gestora municipal, foi eleita. Os quatro - Epaminondas, Zé, Domingos e Manoel - receberam o não reconhecimento dos eleitores por ter mudado de lado.

O povo já imaginava, só esperava o resultado das urnas. Os cinco foram apenas manobras para enfraquecer o PT.

Os MDBistas raízes, como Castro, Luiz Dionísio, Bebé Vitória, João de Deus e até mesmo o chapelão - Roberto Denis - não deixaria de ser ajudados para que estes ex-aliados do PT na cidade tivessem vezes logo na primeira eleição. Jamais!

Pelo menos foi uma mulher que se elegeu. Parabéns à Regina Silva pela vitória. Que seja mais uma voz feminina em defesa dos mais pobres.

"Posso não concordar com nenhuma palavra que você diz, mas defenderei até a morte o direito de dizê-la" - Voltaire.

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.