Muitos esperantinenses estão morrendo de câncer

"Câncer é um termo genético para um grande grupo de doenças que pode afetar qualquer parte do corpo. Outros termos utilizados são: tumores malignos e neoplasias.
Uma característica que define o câncer é a rápida criação de células anormais que crescem além de seus limites habituais e podem invadir partes adjacentes do corpo e se espalhar para outros órgãos, processo referido como metástase. A metástase é a principal causa de morte por câncer.

O câncer é uma das principais causas de morte nas Américas" - Organização Pan Americana para Saúde e Organização Mundial da Saúde.

A tendência é que os casos de câncer aumente 2,1 milhões até 2030.

E o que tem provocado esse aumento, inclusive na cidade de Esperantina? Antes era quase nulo os casos de câncer em nossa cidade.

Não ouvíamos falar em mortes por câncer. Poderia ser por causa da falta do diagnóstico, por outro lado poderia ser que não existisse mesmo este tipo de doença.

Hoje não. Muitos de nossos irmãos em Cristo tem perdido suas vidas por motivo desse mal do século XXI, sejam crianças, adultos ou idosos.

E quais são as causas dessa horrível doença?

A inatividade física, o tabagismo (fumo), péssima alimentação, peso corporal, hábitos sexuais, fatores ocupacionais, bebidas alcóolicas, exposição solar e radiações e medicamentos.

Entre esses, os esperantinenses estão mais vulneráveis à péssima alimentação - agrotóxicos, alimentos transgênicos, sal, gordura e açúcar -, bebidas alcóolicas - semanalmente -, e inatividade física.

Todos nós estamos sujeitos a estes males. Tenhamos consciência para que possamos mudar os péssimos hábitos que tanto tem tirado vidas por meio dessa doença.

Precisamos debater o tema. A discussão administrativa, política, econômica sobre o tema precisa fazer parte das pautas das políticas públicas em nossa cidade, em todas as esferas: assistência social, educação, saúde, cultura, esportes, administração, etc. Está mais do que hora para nos atentarmos para isso.

"Só sou responsável pelo o que falo, não pelo que você entende" - Renato Russo.

Fto - drauziovarella

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.