Primeira noite do 2º São João da Esperança não superou as expectativas

Um de dois - 1/2.

Teve início nessa noite de 22 de julho o 2º São João da Esperança organizado pela prefeitura municipal de Esperantina.

As expectativas eram enormes para a celebração da cultura nordestina na cidade de Esperantina, principalmente porque a mídia foi bastante insistente ao dizer que o evento seria o maior, mais bonito e melhor da região e por ser um dos últimos festivais do norte do Piauí.

Chegada a hora de conferir de perto todos os preparativos, estes que começaram na segunda feira (17 de julho), eis que de cara veio a decepção para não ser cumprido na íntegra os horários das selecionadas apresentações folclóricas.

Antes, vamos por parte:

Ornamentação

A ornamentação do evento está bonita. Daríamos 8,0. E porque não 10,0?
Porque no horário de começar a festa (18:30h) a ornamentação ainda estava sendo montada. Isso mesmo. Os detalhes, como dizem que gosta de prezá-los, não foram respeitados. Máquinas, carros, mão de obras ainda estavam montando a ornamentação ao tempo que o público já ia chegando. 

O camarote da prefeitura sequer estava pronto.

Além do mais, se estão exigindo que as barracas ofereçam assentos de madeira ao público, que aqueles que estão exigindo tal ornamentação, que ofereça a devida personalização dos assentos. Muita gente estavam de pé por falta de assentos. A praça de alimentação está pequena. É necessário o assento de plástico.

Horários/atrasos

Nenhum horário foi cumprido. Perderam o relógio de respeito aos que estavam lá para se apresentar bem como aos que foram para prestigiar.

O atraso inicial foi de impressionantes 3 horas e 10 minutos. Crianças e idosos, em especial, tiveram que esperar mais de 3 horas para ver o que a prefeitura organizou de festa junina aos seus munícipes. Lamentável!

Para tentar minimizar o vexame, mudaram a programação de apresentação do Jorge dos Teclados - artística local - para antes da abertura oficial. Jorge dos Teclados estava marcado para subir ao palco iluminado somente a partir das 22 horas quando terminasse as apresentações folclóricas. 

Acabou subindo em um palco nada iluminado às 20:30h e permaneceu até às 21:20h lutando contra um som ainda não testado.

Então a homenagem aos vaqueiros que estava marcada para as 18:30h foi começar às 21:40h.

Depois veio a abertura oficial, em seguida tivemos 20 minutos de queima de fogos de artifício (para nós desnecessário tanto gasto financeiro), mais uns 15 minutos de teste de som para que a primeira apresentação propriamente folclórica (dança portuguesa) viesse a começar. Isso já por volta de 22:25h.

Isso no remete à afirmação: nenhuma apresentação foi dentro do horário. Isso não é respeito ao público. Não é disso que o povo precisa.

Som/Imagem

O problema do som continuou. No ano passado estava ruim, Esse ano esteve ruim e meio. As imagens nos telões não funcionou. A internet não ajudou. O investimento nessa área foi pro água abaixo. Novamente, lamentável!

Segurança

Nesse item a prefeitura acertou em cheio. Polícias militares e civil, segurança particulares estiveram fazendo a devida segurança da sociedade que se fez presente. Não houve erros nesse ponto. Muitos agentes da segurança foram convocados de outras cidades para fazer este serviço. Parabéns.

Limpeza

Outro item aprovável. A equipe esteve bem montada, esperantinenses e visitantes não se depararam com sujeira. Que continue assim. Parabéns

Acessibilidade

Está mais do que provado que a Avenida do Cais não é o melhor lugar para se fazer um evento como este onde muitos visitantes se fazem presente aumento assim a demanda por acessibilidade e permanência. O espaço é pequeno, é estreito, é desconfortável. Acessibilidade é dramática, as ruas do centro são estreitas dificultando ainda mais o problema de acesso ao local do evento.
Essa teimosia de insistir em eventos na Avenida do Cais deve acabar.

Coitado do 'veín' trabalhador - Senador Elmano Férrer - até às 01:00h da madrugada teve que esperar para terminar as apresentações folclóricas.
Outro coitado provavelmente foi o secretário de cultura, pois deve ter levado um puxão de orelhas devido a tantas falhas.

Quanto às apresentações musicais, foram apenas apresentações musicais.

Que hoje - dois de dois = 2/2 - estes erros sejam corrigidos.

O espaço para resposta está aberto, só não vale culpar a empresa contratada para montagem do espaço junino.


"Posso não concordar com nenhuma palavra que você diz, mas defenderei até a morte o direito de dizê-la" - Voltaire.

Ftos - pme

Um comentário:

  1. Meu amigo vc perdeu foi a entrada triunfal da Prefeita, sob a escolta de uns 50 policiais militares de fora. Poder é tudo.

    ResponderExcluir

Tecnologia do Blogger.