Projeto "Escola Pública de Trânsito" em Esperantina

O esperantinense é um bom condutor de veículo?

Os números referentes ao trânsito esperantinense, antes e depois de implantada a administração municipal pelo trânsito, são positivos ou negativos?

A partir dessas duas perguntas podemos fazer várias análises, conceituais ou não.

Inúmeras vezes já falamos aqui o trânsito local é caótico. Não pela qualidade dos veículos, porém, pelas vias públicas e principalmente pelos usuários.

A lei do trânsito em Esperantina é Federal. E mesmo sendo uma Lei Federal, não é cumprida nem pelos usuários e nem por aqueles que deveriam exigir o cumprimento da mesma.

Estes dois desrespeitadores da Lei Federal do Trânsito ocasionam a catástrofe de acidentes e mortes semanalmente.

Nem mesmo aqueles que tem a carta de habilitação não andam nos trilhos da Lei. Quase todos. A cidade de Esperantina conta com três autoescolas e os desrespeitos às mais básicas conduções são vistas a olho nu em pleno "sol de mei dia".

A cidade além de ter o prédio da CIRETRAN - órgão do DETRAN responsável por exigir e impor a obediência e garantia de cumprimento da legislação de trânsito brasileira - tem o Código de Conduta onde muitos caracteriza muito do que pode e não pode ser feito no trânsito local.

Mesmo com tudo, ainda nos deparamos com menores de idade conduzido veículos, adultos empinando moto, todos andando sem capacete, andando na contra mão, estacionando em locais indevidos, dando a mínima para os semáforos, matando, morrendo.

E a Lei? Sem moral. E os legisladores? Também desrespeitam as Leis do Trânsito. Os governantes? Muitos deles nem moram aqui.
Contudo, eis que o vereador Domingos Luís acaba de apresentar um projeto intitulado "Escola Pública de Trânsito" à Câmara Municipal.

De já destacamos que este projeto está fadado a se juntar no fundo da gaveta do Poder Executivo juntamente com o projeto de câmeras de segurança ao redor da cidade.

Mesmo assim, vamos adiante.

O público alvo desse projeto serão os motoristas de ônibus escolares, de cargas perigosas, moto taxista, taxista, agentes de trânsito além de garantir gratuitamente curso teórico de Auto Escola para pessoas carentes. Quem irá escolher as pessoas carentes?

Pretende-se com a Escola Pública de Trânsito fazer de Esperantina uma referência em educação para o trânsito.

"O desafio é e será grande, porém, não podemos deixar de tentar", falou o idealizador do projeto - vereador Domingos Luís. 


"Na Vida nada é tudo, tudo é pouco e pouco é nada, eis o ciclo da vida" - MKeliton

Fto1 e 2 - emdec e jornalesp 

Um comentário:

  1. Espero que não seja uma profetização, já quanto ao monitoramento, semana que vem já se inicia a implantação das câmeras pela cidade, inclusive eu já tenho o mapa de onde irá ficar cada uma delas. Vamos torcer pra Escola seguir o mesmo e seja efetivada.

    ResponderExcluir

Tecnologia do Blogger.