Empregados na revitalização da Avenida Petrônio Portela não estão usando EPIs
agosto 07, 2023De acordo com a NR 6, parágrafo 6.3 (blogsst), o empregador é quem possui a responsabilidade de fornecer aos empregados, gratuitamente, o EPI adequado ao risco.
EPI - Equipamento de Proteção Individual (qualquer meio ou dispositivo destinado a ser utilizados por uma pessoa contra possíveis riscos ameaçadores da sua saúde ou segurança durante o exercício de uma determinada atividade (guiatrabalhista)).
A segurança deve ser uma prioridade básica para qualquer empregador.
E, para manter um ambiente de trabalho seguro para os empregados, o uso do EPI é obrigatório em situações que medidas de segurança coletiva não evitem totalmente os riscos (blogsst).
A avenida Petrônio Portela, principal de Esperantina, passa por uma reforma (revitalização). Não será completa por conta da falta da galeria pluvial, mesmo assim será de grande valia para a estética da cidade.
Por outro lado, os empregados responsáveis pela reforma, não todos, estão à mercê da devida segurança pessoal.
Qualquer um de nós podemos verificar esta desobediência aos direitos trabalhistas. Muitos empregados estão sem a devida bota, sem calça comprida, capacetes, luvas e demais equipamentos de segurança individual. Basta passar pela avenida para comprovar o que estamos anunciando, ops, divulgando.
A cada início de temporada nos trabalhos públicos da cidade espiamos distribuição de camisas, calças e bonés verdes aos trabalhadores da limpeza pública. É oferecido café da manhã e há até dancinhas na porta da prefeitura.
Passados alguns dias, não estamos mais a ver o cumprimento do uso de EPIs por parte de nossos preciosos trabalhadores da secretaria de obras.
Ou seria uma empresa contratada pela prefeitura que está realizando a revitalização da Avenida Petrônio Portela? Se for, invés de termos um errado, temos dois errados - Prefeitura e Empresa.
Setores competentes, atentais bem: isso não pode acontecer.
Segurança e proteção vêm em primeiro lugar a estes homens que estão trabalhando para deixar o corredor da próxima Micarina só um brilho.
"Posso não concordar com nenhuma palavra que você diz, mas defenderei até a morte o direito de dizê-la" - Voltaire.
Fto - ffc-cm

0 comentários